Aprendizagem e cultura leitora: um estudo das práticas de leitura em uma escola pública do município de JI-Paraná/RO
Resumo
A participação do sujeito na sociedade contemporânea requer o domínio da competência leitora, ampliando a capacidade de decodificar letras e códigos. Este estudo objetivou analisar, como são as práticas de leitura em outras disciplinas, que não a de Língua Portuguesa, como formadoras da cultura leitora. A Pesquisa foi de natureza qualiquantitativa, utilizando-se de questionários e entrevistas com alunos e professores de História, Geografia e de Ciências, além da análise dos Planos de Curso dos professores. As análises desenvolvidas mostraram que as práticas de leitura entram apenas como estratégia para resolver exercícios, executar tarefas orientadas pelos professores, de forma escolástica. Evidencia-se, a necessidade de estudo e formação docente para prática de aplicabilidade interdisciplinar.
Abstract
The subject's participation in contemporary society requires the mastery of reading competence, expanding the ability to decode letters and codes. This study aimed to analyze, as are the reading practices in other disciplines, other than the Portuguese language, as forming the reading culture. The survey was of a qualitative and quantitative nature, using questionnaires and interviews with students and teachers of History, Geography and Sciences, in addition to the analysis of the Teachers' Course Plans. The analyzes developed showed that reading practices are only a strategy to solve exercises, perform tasks guided by teachers, in a scholastic way. It is evident, the need for study and teacher training to practice interdisciplinary applicability.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 453
- pdf downloads: 208