Dilemas e desafios para a construção da identidade profissional de professoras iniciantes
Resumo
Resumo
Este texto mostra os principais dilemas e desafios enfrentados por professoras em início de carreira em escolas privadas do município de Belém, para a construção de sua identidade profissional. Trata-se de resultados de uma pesquisa de campo realizada por meio das histórias de vida de três professoras com até seis anos de experiência profissional, contadas por meio de entrevistas narrativas como técnicas de investigação. Os resultados revelam que a identidade profissional das docentes é (re)construída por meio dos dilemas que as professoras enfrentam nas suas relações com os diversos grupos que constituem o ambiente escolar e também pelos desafios que geralmente são vivenciados na organização das escolas particulares, que envolvem aspectos como controle, cobrança por resultados, divisão do trabalho pedagógico, medo de perder o emprego e cobrança dos responsáveis.
Abstract
This text shows the main dilemmas and challenges faced by teachers beginning their careers in private schools in the city of Belém, in order to build their professional identity. These are the results of a field research carried out through the life stories of three teachers with up to six years of professional experience, told through narratives as investigative techniques. The results reveal that the teachers' professional identity is (re) constructed through the dilemmas that as teachers face in their relations with the different groups that characterize the school environment and also by the challenges that are usually experienced in the organization of private schools, which involve aspects such as control, demand for results, division of pedagogical work, fear of losing your job and charge of those responsible.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 260
- pdf downloads: 156