Dilemas e desafios para a construção da identidade profissional de professoras iniciantes

Autores

Resumo

Resumo

Este texto mostra os principais dilemas e desafios enfrentados por professoras em início de carreira em escolas privadas do município de Belém, para a construção de sua identidade profissional. Trata-se de resultados de uma pesquisa de campo realizada por meio das histórias de vida de três professoras com até seis anos de experiência profissional, contadas por meio de entrevistas narrativas como técnicas de investigação. Os resultados revelam que a identidade profissional das docentes é (re)construída por meio dos dilemas que as professoras enfrentam nas suas relações com os diversos grupos que constituem o ambiente escolar e também pelos desafios que geralmente são vivenciados na organização das escolas particulares, que envolvem aspectos como controle, cobrança por resultados, divisão do trabalho pedagógico, medo de perder o emprego e cobrança dos responsáveis.

 Abstract

This text shows the main dilemmas and challenges faced by teachers beginning their careers in private schools in the city of Belém, in order to build their professional identity. These are the results of a field research carried out through the life stories of three teachers with up to six years of professional experience, told through narratives as investigative techniques. The results reveal that the teachers' professional identity is (re) constructed through the dilemmas that as teachers face in their relations with the different groups that characterize the school environment and also by the challenges that are usually experienced in the organization of private schools, which involve aspects such as control, demand for results, division of pedagogical work, fear of losing your job and charge of those responsible.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tuany Sarmeto da Silva, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará. Atua como Pedagoga na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Pará (SEAP -PA). E-mail: tuany.sarmento2015@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4131-356X

Emmanuel Ribeiro Cunha, Universidade do Estado do Pará -UEPA

Doutor em Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Adjunto da Universidade do Estado do Pará, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado. E-mail: emmanuelrcunha@gmail.com        Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5528-6363

Downloads

Publicado

08/12/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 260
  • pdf downloads: 156

Como Citar

DA SILVA, T. S.; CUNHA, E. R. Dilemas e desafios para a construção da identidade profissional de professoras iniciantes. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3014. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)