A inserção da ginástica na educação física infantil: aproximações com a teoria histórico-cultural

Autores

  • Paola Soares Jeronimo paolasoaresj@gmail.com
  • Anderson Simas Frutuoso anderson.frutuoso@outlook.com
  • Viviane Preichardt Duek vividuek@hotmail.com

Resumo

 The insertion of gymnastics in children's physical education: approaches to historical-cultural theory

Resumo

O relato descreve uma experiência de inserção da ginástica nas aulas de Educação Física Infantil, à luz dos pressupostos da teoria histórico-cultural. As intervenções foram realizadas com crianças entre quatro e cinco anos, em uma instituição de Educação Infantil da rede pública municipal de Florianópolis/SC. Os elementos da ginástica abordados foram: saltos, rolamentos, estrela, arco e fita, tendo a brincadeira como eixo central da ação pedagógica. Concluímos que a utilização da brincadeira no trabalho pedagógico com a ginástica possibilitou a aprendizagem e favoreceu o contato das crianças com os elementos gímnicos, por meio da vivência de diversas situações que estimularam a imaginação e a criatividade da criança, deixando-a livre para se expressar e atribuir novos significados a movimentos já conhecidos, recriando-os.

Palavras-chave: Educação Física Infantil. Atividades Gímnicas.

 

Abstract

This paper describes an experience of insertion of gymnastics in the classes of Physical Education for children, regarding historical-cultural theory principles. The interventions with a group of children between four and five years old took place in a public school of Florianópolis/SC. The elements of the gymnastics addressed in the classes were: jumps, rolling, cartwheel, bow and ribbon, taken as playful games. We conclude that the use of child’s play in the pedagogical work with gymnastics enabled learning and favored the children's contact with gymnic elements, through the experience of several situations that stimulated the child's imagination and creativity, giving freedom to self express and to assign new meanings to known movements, recreating them.

Key words: Physical Education for Children. GYM.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola Soares Jeronimo

Paola Soares Jeronimo

Licenciada em Educação Física pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

E-mail: paolasoaresj@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/000-0003-3227-3815

Anderson Simas Frutuoso

Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor de Educação Física – Educação Infantil da Rede Municipal de São José (SC).

E-mail: anderson.frutuoso@outlook.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1011-8913

Viviane Preichardt Duek

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunta do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Membro do Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (LAPRAPEF)

E-mail: vividuek@hotmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0774-7495

Downloads

Publicado

14/01/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 474
  • PDF downloads: 371

Como Citar

JERONIMO, P. S.; FRUTUOSO, A. S.; DUEK, V. P. A inserção da ginástica na educação física infantil: aproximações com a teoria histórico-cultural. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 784–805, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2917. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos