Contribuições de um professor de matemática identificado com a docência no cárcere como prática humanizadora

Autores

  • Edina Fialho Machado edinafialho@yahoo.com.br
  • Iran Abreu Mendes iamendes1@gmail.com
  • Tadeu Olivier Gonçalves tadeuoliver@yahoo.com.br

Resumo

Contributions of a mathematics teacher identified with jurisdiction with humanizing practice

Resumo

Estuda a identidade de professor de Matemática que leciona no cárcere e as contribuições da pedagogia social para a humanização dos detentos. Emergiu no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI/UFPA). Objetiva examinar as contribuições do professor de Matemática para a humanização dos sujeitos e suas práticas para facilitar o processo ensino-aprendizagem no cárcere. Fundamenta-se em Ciampa (2001), Dubar (2009), Graciani (2014); Mendes (2014), Pimenta (2005); Valente (2017). Método qualitativo, pesquisa bibliográfica, documental e estudo de campo com entrevista. Como resultados: identidade é processo, o professor de Matemática cria possibilidade para melhorar o processo ensino-aprendizagem, sofre preconceitos, falta de recursos e de condições de trabalho. A violência é fruto da prisionização que modifica identidades, embrutece e pede pedagogia humanizadora e a valorização dos educadores.

Palavras-chave: Identidade. Professor de Matemática.. Educação no Cárcere.

 

Abstract

It studies the identity of a mathematics teacher who teaches in prison and the contributions of social pedagogy to the humanization of detainees. Emerged in the Graduate Program in Science and Mathematics Education of the Institute of Mathematical and Scientific Education (IEMCI / UFPA). It aims to examine the contributions of mathematics teachers to the humanization of subjects and their practices to facilitate the teaching-learning process in prison. It is based on Ciampa (2001), Dubar (2009), Graciani (2014); Mendes (2014), Pimenta (2005); Valente (2017). Qualitative method, bibliographic research, documentary and field study with interview. As a result: identity is process, the mathematics teacher creates the possibility to improve the teaching-learning process, suffers prejudice, lack of resources and working conditions. Violence is the result of imprisonment that changes identities, generates, demands humanizing pedagogy and the appreciation of the educators.

Keywords: Identity. the Mathematics Teacher. Prison Education


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edina Fialho Machado

Doutoranda do programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação (UEPA); Especialista em Projetos Sociais (PUC/MG); Professora Assistente IV da Universidade do Estado do Pará (UEPA); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagogia em Movimento (GEPPEM/UEPA), Coordenadora a linha de pesquisas Pedagogia humanizadora em Ambiente de Privação da Liberdade. E-mail: edinafialho@yahoo.com.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5570-9015

Iran Abreu Mendes

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq. Professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do IEMCI/UFPA; Pós-doutor em Educação Matemática (UNESP-Rio Claro), Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará; E-mail: iamendes1@gmail.com.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7910-1602.

Tadeu Olivier Gonçalves

Professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA); Professor Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/IEMCI/UFPA) Licenciado em Matemática pela UFPA. Mestre e Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. E-mail: tadeuoliver@yahoo.com.br 

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3417-0174

 

Downloads

Publicado

07/01/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 194
  • PDF downloads: 138

Como Citar

MACHADO, E. F.; MENDES, I. A.; GONÇALVES, T. O. Contribuições de um professor de matemática identificado com a docência no cárcere como prática humanizadora. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 1155–1177, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2907. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos