O ensino de ciências naturais como possibilidade de interculturalidade de saberes indígenas sobre plantas Amazônicas

Autores

  • Neusani Oliveira Ives-Felix neusanives2@gmail.com
  • Flavio Bezerra Barros flaviobb@ufpa.br
  • Luiza Nakayama lunaka@ufpa.br

Resumo

The teaching of natural sciences as a possibility of interculturality of indigenous knowledge on Amazonian plants

Resumo

O artigo discute o Ensino de Ciências Naturais em uma escola indígena e o possível intercruzamento de saberes neste contexto. A abordagem metodológica foi a qualitativa e os dados foram coletados a partir da observação in loco, da entrevista semiestruturada com uma especialista Tentehar e de questionários respondidos por duas professoras e por dez alunos do nono ano. Dentre os resultados, as professoras indicaram que as aulas de Ciências Naturais poderiam acontecer a partir da observação das experiências cotidianas dos discentes. Os alunos afirmaram que conteúdos sobre plantas medicinais, rituais, festas, danças, matas e rios deveriam ser inclusos no currículo escolar e a especialista Tentehar assegurou que a assistência primária à saúde na aldeia é realizada por mulheres indígenas usando plantas medicinais, tendo, algumas vezes, a interferência do Xamã.

Palavras-chave: Educação. Interculturalidade. Etnoconhecimento.

Abstract

The article discusses the teaching of Natural Sciences in an indigenous school and the possible interweaving of knowledge in this context. The methodological approach was qualitative and the data collection was made from on-site observation, semistructured interview with a Tentehar specialist and questionnaires answered by two teachers and ten students from ninth-grade. Among the results, the teachers indicated that the Natural Sciences classes could be based on observation of the daily experiences of the students. The students affirmed that the contents on medicinal plants, rituals, parties, dances, forests and rivers should be included in the school curriculum and the specialist Tentehar assured that the primary health care in the village is carried out by indigenous women and with medicinal plants, with interference from the shaman in some occasions.

Keywords: Education. Interculturality. Ethnoknowledge.

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Biografia do Autor

Neusani Oliveira Ives-Felix

 Professora assistente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutoranda do Curso de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal do Pará (UFPA); Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPA). E-mail: neusanives2@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8370-8933

 

Flavio Bezerra Barros

Professor Associado da Universidade Federal do Pará; participa do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Antropologia), Doutor em Biologia da Conservação. E-mail: flaviobb@ufpa.br.  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6155-0511

Luiza Nakayama

Professora Titular Aposentada e Voluntária da Universidade Federal do Pará. Chefe do Laboratório de Biologia de Organismos Aquáticos (LABIO) e da Sala Verde POROROCA: espaço interativo socioambiental Paulo Freire (convênio MMA/UFPA, registrado na PROEX-UFPA, como Programa Sala Verde Pororoca, com três subprojetos em andamento), ambos instalados no Centro de Estudos Avançados em Biodiversidade (CEABIO-UFPA). Estou co-orientando um doutorado, na pós-graduação em Antropologia-UFPA. E-mail: lunaka@ufpa.br.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4579-2748

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Publicado

28/12/2019
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Como Citar

IVES-FELIX, N. O.; BARROS, F. B.; NAKAYAMA, L. O ensino de ciências naturais como possibilidade de interculturalidade de saberes indígenas sobre plantas Amazônicas. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 265–286, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2835. Acesso em: 25 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos