SABERES E PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DOS (AS) PROFESSORES (AS) DE UMA ESCOLA RIBEIRINHA AMAZÔNICA AMAPAENSE

Autores

  • Raimunda Kelly Silva Gomes rkellysgomes@yahoo.com.br
    UFPA
  • Luiza Nakayama lunaka@ufpa.br

Resumo

Este estudo busca refletir sobre a percepção e os saberes dos (as) professores (as) da Escola Estadual Francisco Filho sobre os problemas socioambientais. A metodologia pautou-se em: observação direta in locus, entrevistas semiestruturadas e sessões de grupo focal. Os resultados apontam que os (as) docentes não conhecem a realidade local, porém conseguem identificar os problemas socioambientais com base nos relatos de seus alunos. Porém, apresentam uma visão fragmentada e naturalista/preservacionista da relação homem x natureza e sociedade. Concluímos que os problemas identificados são derivados da ausência de políticas públicas efetivas e de serviços básicos a população. Esperamos que as reflexões propostas fomentem outras discussões com enfoque na Educação Ambiental Crítica, entre professores-professores e professores-alunos.

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Publicado

29/01/2017
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Como Citar

GOMES, R. K. S.; NAKAYAMA, L. SABERES E PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DOS (AS) PROFESSORES (AS) DE UMA ESCOLA RIBEIRINHA AMAZÔNICA AMAPAENSE. Revista Cocar, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 406–430, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/982. Acesso em: 25 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos