Quem festeja também educa: reflexões sobre uma pedagogia da festa
Those who celebrate also educate: reflections on a party pedagogy
Resumo
O carapajoara aprende e transforma pela festa, por uma cultura denominada pedagogia festiva, categoria que se atrela a um saber tradicional fruto da produção de significados dos pretos e pretas viventes na vila de Carapajó/Cametá-Pará. Dessa forma, busca-se com este artigo analisar a luta por espaços, bem como compreender o valioso processo de resistência dos atores envolvidos. Sendo assim, questiona-se de que forma a sobrevivência da cultura, das memórias, das práticas e das narrativas orais está diretamente relacionada aos conhecimentos que são produzidos historicamente acerca da festa, do dançar, do rezar. A partir disso, concentramo-nos nos aportes de AMARAL (1988); BRANDÃO (2020); PESSOA (2005); ORLANDI (1999); PINTO (2007); RIBEIRO JÚNIOR (1982) com vistas a discutir a herança de uma ancestralidade preta que se mistura à realidade da Amazônia Tocantina. Através da análise dos discursos dos sujeitos locais, vislumbra-se o que se ensina e se aprende nas condutas do festejar como parte da memória cotidiana e da luta implementadas nos campos social, cultural, político e ideológico dos carapajoaras.
Palavras-chave: Pedagogia; Festa; Preto.
Abstract
The carapajoara learns and transforms through the party, through a culture called festive pedagogy, a category that is linked to a traditional knowledge resulting from the production of meanings of blacks living in the village of Carapajó, Cametá municipality, Pará State. Thus, this article seeks to analyze the struggle for spaces, as well as to understand the valuable resistance process of the actors involved. Thus, it is questioned how the survival of culture, memories, practices and oral narratives is directly related to the knowledge that is produced historically about the party, dancing, praying. From this, we focus on the contributions of AMARAL (1988); BRANDÃO (2020); PERSON (2005); ORLANDI (1999); PINTO (2007); RIBEIRO JÚNIOR (1982) with a view to discussing the heritage of a black ancestry that mixes with the reality of the Tocantina Amazon. Through the analysis of the speeches of the local subjects, it is possible to glimpse what is taught and learned in the conduct of celebrating as part of the daily memory and struggle implemented in the social, cultural, political and ideological fields of Carapajoaras.
Keywords: Pedagogy; Party; Black.
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