Educação Integral no Brasil: uma análise a partir dos Programas Mais Educação e Novo Mais Educação

Resumo

Integral Education in Brazil: an analysis from the More Education and New More Education Programs

Resumo

O artigo apresenta uma análise comparativa dos Programas Mais Educação (PME) e Novo Mais Educação (PNME), no qual procura compreender as concepções de Educação Integral evidenciadas a partir das mudanças de um programa em detrimento do outro. Os programas foram analisados enquanto iniciativas indutoras de políticas educacionais para educação integral no país. Assim, a pesquisa se caracteriza como um estudo documental, o que possibilita verificar uma grande mudança de direcionamento na concepção entre os programas, principalmente, os novos delineamentos incorporados para o PNME, trazendo à tona o questionamento sobre a possibilidade de se falar em Educação Integral no que se refere ao atual programa. Os resultados do estudo revelam mudanças substanciais de um programa relacionado ao outro, o que permite, no final do estudo, afirmar a ausência de uma proposta de Educação Integral no Programa Novo Mais Educação.

Palavras-chave: Educação Integral. Programa Mais Educação. Programa Novo Mais Educação.

 

Abstract

This article presents a comparative analysis of the More Education (PME) and New More Education (PNME) Programs, in which it seeks to understand the conceptions of Integral Education evidenced from the changes of one program to the detriment of the other. The programs were analyzed as educational policy initiatives for integral education in the country. Thus, the research is characterized as a documentary study, which allows to verify a great change of direction in the conception between the programs, mainly, the new designs incorporated for the PNME, bringing to the surface the questioning about the possibility of speaking in Integral Education in relation to the current program. The results of the study reveal substantial changes in one program related to the other, which allows, at the end of the study, to affirm the absence of a proposal for Integral Education in the New Education Program.

Keywords: Integral Education. More Education Program. New More Education Program.

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Publicado

28/12/2019
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Educação Integral no Brasil: uma análise a partir dos Programas Mais Educação e Novo Mais Educação. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 89–106, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2823. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Artigos