Educação popular e educação de adultos: itinerários e singularidades, sinais e indícios nas 40 horas de Angicos

Autores

  • Silvania Lúcia de Araújo Silva no@email.com
    Universidade Federal da Paraíba
  • Luiz Gonzaga Gonçalves no@email.com
    Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Os anos 1960 abriram caminhos para o que hoje chamamos de educação popular. Sobre esse assunto, recorremos à Paiva (1989), Scocuglia (1999/2000), Brandão (2002/2005), Beisiegel (2010), Guerra (2013) e Paulo Freire (1997; 2005; 2009), em busca de encontrar uma direção através de pistas e fragmentos de informações (GINZBURG, 1989). Sendo uma oferta de ensino escolar à população, a Educação Popular muitas vezes serviu como um instrumento para preservar ou reorganizar o poder dominante. No seu projeto piloto executado em Angicos, em 1963, Freire e seus colaboradores produziram uma alternativa para a direção da educação no Brasil: eles trouxeram um trabalho de formação da consciência e de uma ação cultural libertadora. Enquanto parte da Educação Popular, a educação de adultos é constantemente desafiada a se apresentar como uma proposta de transformação a serviço de grandes setores empobrecidos da população do Brasil.

Palavras-chave: Educação Popular e Educação de Adultos. Itinerários e Sinais. 40 horas de Angicos.

Popular education and adult education: itineraries and particularities, signals and evidence from the 40 hours of Angicos"

The 1960s paved the way for what we today call popular education. On this issue, we refer to Paiva (1989), Scocuglia (1999/2000), Brandão (2002/2005), Beisiegel (2010), Guerra (2013) and Paulo Freire (1997; 2005; 2009) in order to find directions through clues and fragments of information (GINZBURG, 1989). Being an offer of school education to the population, popular education has many times served as an instrument to preserve or rearrange the dominant power. In their pilot project carried out in Angicos/RN in 1963, Freire and his collaborators produced an alternative for the direction of education in Brazil; they brought about the formation of awareness as well as of liberating cultural action. As part of Popular Education, adult education is constantly challenged to present itself as a proposal of transformation at the service of large impoverished sectors of Brazil's population.

Key-words: Popular Education and Adult Education. Itineraries and Signals. 40 hours of Angicos.


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Publicado

07/05/2014
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Como Citar

SILVA, S. L. de A.; GONÇALVES, L. G. Educação popular e educação de adultos: itinerários e singularidades, sinais e indícios nas 40 horas de Angicos. Revista Cocar, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 73–81, 2014. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/282. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos