Turismo, Interculturalidade e Educação Patrimonial: tradições orais Apinayés e Krahô
Tourism, Interculturality and Heritage Education: Oral Traditions Apinayés and Krahô
Resumo
Este artigo trata sobre a oralidade, por meio de relatos das lendas e mitos das etnias indígenas Krahô e Apinayé, ao realçar a relevância desse acervo enquanto patrimônio cultural e discutir através da educação patrimonial o potencial da oralidade desses povos, como atrativo turístico a ser desenvolvido tendo em vista a alteridade das comunidades indígenas. Esta pesquisa foi realizada por meio do levantamento do acervo do Laboratório de Línguas Indígenas-LALI, da Universidade Federal do Tocantins-UFT, que possui vários trabalhos, parcerias e publicações voltadas para tradição oral Krahô, Apinayé, entre outras. Para isso, a análise deste material foi realizada por meio de estudos turísticos voltados para patrimônio, memória e interculturalidade dos povos Apinayé e Krahô, além das reflexões do antropólogo Júlio Mellati, renomado na área de análise da organização social e tradição oral do povo Timbira (Krahô). Portanto, espera-se, por meio deste estudo fomentar outros paradigmas de turismo étnico em comunidades indígenas.
Palavras Chaves: Tradição Oral; Educação Patrimonial; Turismo.
Abstract
This article deals with orality, through reports of the legends and myths of the indigenous Krahô and Apinayé ethnic groups, by highlighting the relevance of this collection as a cultural heritage and discussing through education the potential of orality of these peoples, as a tourist attraction to be developed in view of the otherness of indigenous communities. This research was conducted through the collection of the collection of the Laboratory of Indigenous Languages -LALI, Federal University of Tocantins-UFT, which has several works, partnerships and publications focused on oral tradition Krahô, Apinayé, among others. For this, the analysis of this material was carried out through tourism studies focused on heritage, memory and interculturality of the Apinayé and Krahô peoples, as well as the reflections of the anthropologist Júlio Mellati, renowned in the area of analysis of the social organization and oral tradition of the Timbira people ( Kraho). Therefore, it is hoped, through this study, to foster other paradigms of ethnic tourism in indigenous communities.
Keywords: Oral Tradition; Heritage Education; Tourism.
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