Interdisciplinaridade x Interculturalidade: Uma Prática Pedagógica Apinayé

Autores

  • Francisco Edviges Albuquerque no@email.com
    Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Este artigo trata de um estudo sobre as práticas pedagógicas, adotadas nas escolas indígenas Apinayé, considerando a abordagem da educação interdisciplinar e intercultural. A pesquisa teve início no ano de 2000, quando a SEDUC/TO passou a gerenciar essas escolas, implantando o Ensino Fundamental e Médio na Aldeia São José e, posteriormente, na Mariazinha. A pesquisa objetiva analisar essas práticas e identificar as contribuições e benefícios que elas trarão para as escolas Apinayé. Constatamos também que, nessas escolas, são adotadas duas práticas pedagógicas: uma disciplinar/interdisciplinar, empregada pelos professores não-indígenas, a outra intercultural e bilíngue, adotada pelos professores indígenas. Os resultados do trabalho mostram que os professores indígenas vêm tentando resistir a toda uma política contrária aos anseios, que é a manutenção e revitalização da cultura e da língua Apinayé dentro da escola.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Interculturalidade. Educação indígena Apinayé.

Interdisciplinarity x interculturality: an Apinayé pedagogical practice

This article is about a study on the pedagogical practices adopted in Apinayé native schools, considering the interdisciplinary and intercultural educational approach. The research began in 2000, when SEDUC/TO started to manage these schools, establishing middle and high schools in São José village, and afterwards in Mariazinha village. The research aims to analyze these practices and identify the contributions and benefits they will bring to the Apinayé schools. We also noted that, in these schools, there are two pedagogical practices in use: a disciplinary/interdisciplinary one, employed by non-native teachers, and an intercultural and bilingual one, adopted by the native teachers. The results from the work show that the native teachers have been trying to resist the politics contrary to the yearnings, which is the support and the revitalization of the Apinayé language and culture inside the schools.

Keywords: Interdisciplinarity. Interculturality. Apinayé native education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Edviges Albuquerque, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto do Colegiado de Letras da Universidade Federal do Tocantins. Possui vários Livros e Artigos publicados na área de Educação Indígena. Coordenador do Projeto de Apoio Pedagógico à Educação Escolar Apinayé, e do Laboratório de Línguas Indígenas da UFT. Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins.

Downloads

Métricas
  • Visualizações do Artigo 523
  • PDF downloads: 386

Como Citar

ALBUQUERQUE, F. E. Interdisciplinaridade x Interculturalidade: Uma Prática Pedagógica Apinayé. Revista Cocar, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 19–30, 2011. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/22. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos