Duas abordagens distintas na iniciação aos números racionais não negativos no ensino primário: Pimentel Filho (1934) e Gabriel Gonçalves (1974)

Autores

  • Rui Candeias rp.candeias@campus.fct.unl.pt

Resumo

 

Two distinct approaches in the initiation of the non-negative rational numbers in primary education: Pimentel Filho (1934) and Gabriel Gonçalves (1974)

Resumo

Com o presente trabalho pretende-se analisar a proposta didática de dois autores, Alberto Pimentel Filho (1875-1950) e Gabriel Gonçalves[i], para a primeira abordagem aos números racionais no ensino primário, publicadas nas obras Súmula Didática (1934) e Didática do Cálculo (1974), respetivamente. São dois autores de referência na formação de professores do ensino primário, em Portugal, em momentos diferenciados. O estudo foi conduzido numa perspetiva histórica, baseado em análise documental. Os resultados mostram que os dois autores privilegiam abordagens distintas para o trabalho de iniciação ao estudo dos números racionais. Pimentel Filho propõe uma iniciação centrada no estudo das frações, distinguindo o contexto da fração como uma relação entre uma parte e um todo de uma unidade contínua. Gonçalves salienta o trabalho com os decimais na iniciação ao estudo dos racionais, destacando-se a relação que estabelece com o sistema métrico. Existem, no entanto, algumas semelhanças, como os contextos escolhidos para o trabalho com a adição e a subtração e um amplo recurso a modelos pictóricos.

Palavras-chave: números racionais não negativos; história do ensino da matemática; formação de professores; ensino primário.

Abstract

This paper aims to analyze the didactic proposal of two authors, Alberto Pimentel Filho (1875-1950) and Gabriel Gonçalves, for the first approach to rational numbers in primary education, published in the works Didactic Summary [Súmula Didática] (1934) and Didactics of Calculation [Didática do Cálculo] (1974), respectively. They are two authors of reference in the training of primary school teachers in Portugal, at different times. The study was conducted in a historical perspective, based on documentary analysis. The results show that the two authors emphasize different approaches to the work of initiation to the study of rational numbers. Pimentel Filho proposes an initiation centered on the study of fractions, distinguishing the fraction context as a relationship between a part and the all of a continuous unit. Gonçalves emphasizes the work with decimal numbers in initiating the study of rational numbers, especially the relationship established with the metric system. There are, however, some similarities, such as the contexts chosen for the work with addition and subtraction and a wide use of pictorial models.

Keywords: rational numbers; mathematics education history; teachers training; normal primary school.


[i] Relativamente a este autor, não foi possível até ao momento identificar o período de vida.


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Biografia do Autor

Rui Candeias

Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, exerce funções como professor do 1.º ciclo do ensino básico. Está a atualmente a frequentar o curso de doutoramento na Faculdade de Ciências e Tecnologia, na Universidade Nova de Lisboa. Agrupamento de Escolas Terras de Larus – UIED-FCT-UNL.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4670-7090. Email: rp.candeias@campus.fct.unl.pt

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Publicado

02/06/2019
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Como Citar

CANDEIAS, R. Duas abordagens distintas na iniciação aos números racionais não negativos no ensino primário: Pimentel Filho (1934) e Gabriel Gonçalves (1974). Revista Cocar, [S. l.], n. 6, p. 07–29, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2473. Acesso em: 26 dez. 2024.