Projeto genética na prática: Investigando a ocorrência de aprendizagem significativa através da prática com projetos

Autores

  • Natalia Aparecida Soares natnaso@yahoo.com.br
    Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
  • Edson Roberto Oaigen oaigen@terra.com.br
    Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Resumo

O tema principal do presente trabalho é a prática de projetos escolares, como estratégia para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. A metodologia usada no processo de investigação baseou-se em uma pesquisa com abordagem qualitativa, fundamentada na interpretação e análise de opiniões de alunos e professores, caracterizando o Método Hermenêutico e a técnica de análise de conteúdo. Analisando as falas dos estudantes, bem como suas posturas nos diversos momentos do projeto, encontramos indícios de que a utilização de projetos possa indicar uma estratégia satisfatória no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa.

Palavras-chave: aprendizagem significativa - aprendizagem com projetos - prática pedagógica.

Genetic project in practice: Investigating the occurrence of meaningful learning through practice with projects

The main theme of this work is the practice of school projects, as a strategy for developing a meaningful learning. The methodology used in the research process was based on a survey of qualitative approach, based on interpretation and analysis of feedback from students and teachers, featuring Hermeneutic method and technique of content analysis. Analyzing the discourse of students as well as their positions at different moments of the project, we found evidence that the use of projects would indicate a satisfactory approach in developing a meaningful learning.

Keywords: Learning with projects - Pedagogical practice - Meaningful learning.

"



Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09/09/2013
Métricas
  • Visualizações do Artigo 93
  • PDF downloads: 856

Como Citar

SOARES, N. A.; OAIGEN, E. R. Projeto genética na prática: Investigando a ocorrência de aprendizagem significativa através da prática com projetos. Revista Cocar, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 43–49, 2013. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/240. Acesso em: 13 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos