Entre ofensas e brincadeiras: Os sentidos da "encarnação" entre estudantes de Belém do Pará
Resumo
Neste artigo apresento a análise de dez casos de ofensas verbais relatadas por estudantes de duas escolas da periferia de Belém do Pará. Por meio de etnografia e entrevistas, discuto o conteúdo ambivalente dos epítetos presentes em situações ofensivas, sugerindo a dificuldade de categorizar unilateralmente o sentido dos termos. Articulando autores clássicos da Antropologia com autores contemporâneos do denominado póscolonialismo, procuro discutir o difícil trabalho de definição categórica dos termos pelo pesquisador diante da classificação fluida e mutável dos estudantes. Noções locais, como "encarnação" e "tirar sarro", são construídas pelos sujeitos para classificar ofensas, retirando desta categorização a noção de injúria racial propriamente dita, desestabilizando tal definição ao mesmo tempo em que sugerem um modo conflitivo de construir identidades étnico-raciais.
Palavras-chave: escola, ofensas, identidades ético-raciais.
Between offenses and jokes: The senses of the "incarnation" among students of Belém do Pará
In this article I present the analysis of ten cases of verbal abuse reported by students from two schools of the periphery of Belém do Pará. Through interviews and ethnography, I discuss the ambivalent content of these epithets in offensive situations, suggesting the difficulty of categorizing the meaning of the terms unilaterally. Articulating the classic texts of contemporary authors Anthropology with the so-called post-colonialism, seeks to discuss the difficult work of defining categorical terms by the researcher in front of fluid and changing classification of students. Local notions as "encarnação" and "tirar sarro" are built by the individuals to classify offenses, removing the notion of categorization of racial insults itself, destabilizing this definition, while that suggest a way to build conflictive ethnic-racial identities.
Keywords: schools, offenses, ethnic-racial identities.
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