Nas trilhas de uma criação artística na pesquisa: trabalhando com Foucault

Autores

  • Bruno Nunes Batista brunonunes.86@hotmail.com

Resumo

Resumo

A partir de uma perspectiva pós-estruturalista, através da arqueologia do saber de Michel Foucault, o artigo discute a construção de uma pesquisa na Educação para além dos métodos universais, positivos e seguros convencionalmente feitos. Sem as certezas garantidas pelas grandes narrativas da Modernidade, opera sua analítica definindo que 1) as teorias pedagógicas, as metodologias de ensino e os processos de aprendizagem são envolvidos por relações de poder e saber; 2) para apreendê-las, não existiria um método único e imediatamente receitável a qualquer pesquisa; 3) a análise de discurso foucaultiana nos disponibiliza, entretanto, um outro ângulo investigativo, que se não promete a salvação da escola, do professor e do aluno, cria condições de possibilidade para que o cientista social deixe a sua marca sobre o objeto de estudo, fazendo dos arquivos pedagógicos interrogados obras de arte.

Palavras-chave: Pós-estruturalismo. Estudos foucaultianos. Método.

 In the tracks of an artistic creation in the research: working with Foucault

Abstract

From a post-structuralist perspective, through the archeology of knowledge of Michel Foucault, the article discusses the construction of a research in Education beyond positive and safe methods conventionally done. Without the certainties guaranteed by the great narratives of Modernity, he operates his analytics by defining that 1) pedagogical theories, teaching methodologies and learning processes are involved by relations of power and knowledge; 2) to apprehend them, there would be no single method and immediately prescribable to any research; 3) Foucault's discursive regime, provides us, however, with another investigative angle, which, if it does not promise the salvation of the school, the teacher and the student, creates conditions of possibility for the social scientist to leave his mark on the object of study , making the pedagogical files interrogated works of art.

Keywords: Post-structuralism. Foucaultian oriented studies. Method.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Nunes Batista

Doutor e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Contato: brunonunes.86@hotmail.com

 

Downloads

Publicado

03/02/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 152
  • PDF downloads: 94

Como Citar

BATISTA, B. N. Nas trilhas de uma criação artística na pesquisa: trabalhando com Foucault. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 668–692, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2178. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos