Vivências da maternidade durante a graduação: uma revisão sistemática

Autores

  • Ailane Costa Vieira ailane.costa@hotmail.com
  • Priscilla Bellard Mendes de Souza pribellard@gmail.com
  • Danielle Souza da Paixão Rocha danielle.guka@hotmail.com

Resumo

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi compreender os desafios e que tipo de apoio social estudantes universitárias têm no seu dia a dia para conseguir concluir a graduação, tendo que conciliar a maternidade e a vida universitária. Trata-se de uma revisão sistemática, sendo o corpus artigos científicos identificados no Banco de Dados da Capes, utilizando-se os descritores gravidez AND estudante universitária; mães AND universitárias, sendo selecionados cinco artigos publicados entre os anos de 2009 a 2018. O auxílio da família, juntamente com a existência de creches universitárias, são alternativas de apoio emocional e estrutural para que as mães-acadêmicas consigam concluir a graduação. Conclui-se que as mulheres que se tornam mães durante a graduação estão mais propensas à desistência do curso.

Palavras-chave: Mães-universitárias. Apoio social. Evasão.

 

Maternity leads during graduation: a systematic review AbstractThe objective of this research was to understand the challenges and what kind of social support university students have in their daily life to achieve graduation, having to reconcile motherhood and university life. It is a systematic review, being the corpus scientific articles identified in the Capes Database, using the descriptors pregnancy AND university student; mothers AND university students, five articles published between the years 2009 and 2018 were selected. Family support, together with the existence of university day care centers, are alternatives for emotional and structural support for the academic mothers to complete graduation. It is concluded that women who become mothers during graduation are more likely to drop out of school.Keywords: University mothers. Social support. Evasion. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ailane Costa Vieira

Pedagoga pela Universidade Federal do Pará/ Campus Universitário de Altamira/PA. E-mail: ailane.costa@hotmail.com

Priscilla Bellard Mendes de Souza

Doutora em Psicologia e professora da Faculdade de Educação da UFPA/ Campus de Altamira. E-mail: pribellard@gmail.com

Danielle Souza da Paixão Rocha

Pedagoga pela Universidade Federal do Pará. E-mail: danielle.guka@hotmail.com

Downloads

Publicado

03/02/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1223
  • PDF downloads: 979

Como Citar

VIEIRA, A. C.; SOUZA, P. B. M. de; ROCHA, D. S. da P. Vivências da maternidade durante a graduação: uma revisão sistemática. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 532–552, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2172. Acesso em: 16 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos