A formação cultural do professor como direito e necessidade

Autores

  • Cristina Carvalho cristinacarvalho@puc-rio.br
  • Monique Gewerc monique.gl07@yahoo.com.br

Resumo

Resumo

A formação cultural de professores, especialmente das séries iniciais da Educação Básica, é um tema ainda pouco contemplado e que recebe menos atenção do que merece e necessita por parte de pesquisadores do campo. Nessa perspectiva, o texto aqui apresentado se configura em estudo que busca o diálogo entre pesquisas da área com teóricos que fundamentam o campo, de modo a contribuir para uma reflexão sobre o direito e a necessidade de uma formação cultural para o professor. A partir de um breve panorama da realidade sociocultural do estudante do Curso de Pedagogia e do professor das séries iniciais da Educação Básica no Brasil, é então apresentado um conceito de formação cultural, apontando o museu como espaço educativo com elevado potencial de contribuição nesse processo de formação docente. Para finalizar, destaca-se a necessidade de maior foco nesta temática nas pesquisas do campo da educação. 

Palavras-chave: professor de educação infantil e séries iniciais; formação cultural; museu.

The cultural education of teachers as a right and a necessity

Abstract

The teacher´s cultural formation, especially in the initial years of Basic Education, is a subject that is still little contemplated and receives less attention than it deserves and needs from researchers in the teacher training field. In this perspective, the following text is set out in a study that seeks the dialogue between field research and theory, in order to contribute to a reflection about the right and the need of a teacher´s cultural formation. From a brief overview of the sociocultural reality of the Pedagogy alumni as well as teachers of early childhood education in Brasil, a concept of cultural formation is presented, pointing the museum as an educational space with a high potential of contribution in teacher training process. To conclude, we highlight the need for a greater focus on this issue in education research.

Keywords: early education teachers; cultural training; museum.

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Biografia do Autor

Cristina Carvalho

Doutora em Educação (PUc-Rio), Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio. Vice-decana de Graduação do CTCH (PUC-Rio). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Museu, Cultura e Infãncia (GEPEMCI/PUC-Rio). E-mail: cristinacarvalho@puc-rio.br

Monique Gewerc

Doutoranda em Educação (PUC-Rio), Mestre em Educação (PUC-Rio), Especialista em Educação Infantil (PUC-Rio). Psicopedagoga clínica e institucional (Centro de Estudos Psicopedagógicos do Rio de Janeiro (CEPERJ). Graduada em Pedagogia (UFRJ), integrante do Grupo de Pesquisa em Educação, Museus, Cultura e Infância (GEPEMCI/PUC-Rio). E-mail: monique.gl07@yahoo.com.br

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Publicado

03/02/2019
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Como Citar

CARVALHO, C.; GEWERC, M. A formação cultural do professor como direito e necessidade. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 421–436, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2167. Acesso em: 18 maio. 2024.

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