Educação de Jovens e adultos: um Sul teórico descolonial para compreender o contexto latino-americano

Autores

  • Carolina Schenatto da Rosa carol-510@hotmail.com
  • Gilberto Ferreira da Silva gilberto.ferreira65@gmail.com

Resumo

Resumo

Neste trabalho, resultado de um pesquisa desenvolvida em nível de mestrado, o objetivo centrou-se em compreender como a Educação de Jovens e Adultos(EJA) esteve marcada pela colonização e pela colonialidade. Por meio de uma pesquisa teórico-documental, buscou-se aporte em autores clássicos do campo da EJA, tanto no cenário nacional como no internacional, com ênfase para a região latino-americana.  Analisou-se documentos oficiais e normativas legais que permitiram a compreensão no contexto das políticas educacionais. Entre os resultados destacamos: a necessidade da EJA é reflexo de um processo histórico pautado tanto na naturalização das explorações e da pobreza quanto na perspectiva eurocêntrica do conhecimento; apesar de ser fruto da colonialidade, a modalidade se caracteriza como um laboratório para a de(s)colonialidade na medida em que se constitui como uma ação social coletiva genuinamente latino-americana.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Descolonialidade; América Latina.

Education of youth and adults: a south theoretical descolonial to understand the latinamerican context

Abstract

Our purpose is tounder stand how they outh and adult education (YAE), over the centuries, has been marked by colonization and decoloniality. Through a theoretical-documentary research, were lyon classic authors of the field in the national and regional scenario, as well as analyze official documents and legal regulations that allowed us tounder stand the object in the context educational policies. Among the results, we point out/highlight: a theneed of the EJA is a reflection of a historical process based on the naturalization of exploitation and poverty, as well as on the Eurocentric perspective of knowledge; despite being a result of coloniality, the modality is characterized as a laboratory for decoloniality in sofar as it constitutes a genuinely Latin American collective social action.

Key-words: You thand adult education; Decoloniality. Latin America.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Schenatto da Rosa

Doutoranda em Educação, Mestre em Educação. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI). E-mail: carol-510@hotmail.com

Gilberto Ferreira da Silva

Doutor em Educação, Professor do PPGEDU Unilasalle. Pesquisador Produtividade CNPq Ní­vel 2. Lí­der do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI). E-mail. gilberto.ferreira65@gmail.com

Downloads

Publicado

03/02/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 229
  • PDF downloads: 262

Como Citar

DA ROSA, C. S.; SILVA, G. F. da. Educação de Jovens e adultos: um Sul teórico descolonial para compreender o contexto latino-americano. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 214–239, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2158. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)