Formação de professores e currículo: aproximações históricas
Resumo
O trabalho objetiva discutir a ideia de que a organização dos estudantes em classes de escolarização que ocorre na Europa ao longo dos Séculos XVII e XVIII propicia o aparecimento da concepção do currículo como alicerce dos processos sequenciais de ensino e com isso estabelece as bases para que surjam os primeiros sistemas de formação de professores. A pesquisa fundamenta-se em referenciais bibliográficos especializados e analisa o documento considerado como o primeiro registro sobre formação de professores da História da Educação. Os resultados demonstram que as Escolas Normais surgidas na Europa durante o período estudado dependeram de uma conjugação estreita entre a formação pedagógica e o desenvolvimento curricular.
Palavras-chave: História da Educação. Formação de Professores. Desenvolvimento Curricular.
Teacher education and curriculum: historical approaches
Abstract
The objective of this article is to discuss the organization of students in schooling classes that occurred in Europe throughout the 17th and 18th centuries. This fact favors the emergence of curricular design as a basis for sequential teaching processes. It also gives rise to the first systems of teacher education. The research is based on specialized bibliographical references and analyzes the document considered as the first record on teacher education in the History of Education. The results show that the Normal Schools originating in Europe during the studied period depended on a close conjunction between pedagogical training and curriculum development.
Keywords: History of Education. Teacher Education. Curricular Development
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