Corporeidade, motricidade humana e cultura esportiva: princípios fundamentais para práticas educativas

Autores

  • Wagner Wey Moreira weymoreira@uol.com.br
    Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM/MG
  • Marcus Vinícius Simões de Campos camposmvs@gmail.com
    Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM/MG

Resumo

Corporeidade, motricidade e fenômeno esportivo são temas que se entrelaçam e devem estar na pauta quando da formação profissional em cursos de Licenciatura, em especial junto às áreas de Educação e de Educação Física. Como o tema geral da presente publicação está centrado nas bases epistemológicas do corpo em movimento e possibilidades de aplicações pedagógicas, este texto procura associar corporeidade e motricidade ao ensino e aprendizagem do esporte no Ensino Fundamental, claro com a preocupação também de redimensionar o entendimento de esporte. Um aluno ao aprender o faz com seu corpo todo, explicitando isto através da motricidade e o saber e fazer no mundo esportivo demanda modificações de atitudes perante a vida, preservando valores, dentre outros, como ética, colaboração, participação e prazer. Nossa intenção é alertar professores e cursos de formação de professores para a importância do trato da corporeidade, da motricidade e do esporte junto aos alunos da educação formal.

Palavras chave: Corporeidade. Motricidade. Esporte. Ensino Fundamental

"

Corporeity, human motricity and sport culture: fundamental principles for educational practices

"

Abstract

Corporeity, motricity and sports phenomenon are themes that are intertwined and should be on the focus when the professional qualification in undergraduate courses, especially in areas as Education and Physical Education. Once the general theme of this publication is centered on the epistemological bases of the body in movement and possibilities of pedagogical applications, this text seeks to associate corporeity and motricity for teaching and learning of sports in elementary school, with a concern to resize the understanding of sport. A student in learning does it with his whole body, explaining it through the motricity and knowing and doing in the sports world demands changes of attitudes towards life, preserving values, among others, such as ethics, collaboration, participation and pleasure. Our intention is to alert teachers and teacher qualification courses to the importance of dealing with corporeity, motricity and sport with the students of formal education.

Key words: Corporeity. Motricity. Sport. Elementary School

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM/MG

Doutor em Psicologia da Educação e Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/SP

Docente do Departamento de Ciências do Esporte e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM/MG. Bolsista de Produtividade em Pesquisa em Educação / CNPq. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO.

Marcus Vinícius Simões de Campos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM/MG

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM/MG

Doutorando na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/SP. Membro do Grupo de Pesquisa em Filosofia e Estética do Movimento - GPFEM.

Downloads

Publicado

20/01/2018
Métricas
  • Visualizações do Artigo 945
  • PDF downloads: 424

Como Citar

MOREIRA, W. W.; CAMPOS, M. V. S. de. Corporeidade, motricidade humana e cultura esportiva: princípios fundamentais para práticas educativas. Revista Cocar, [S. l.], n. 4, p. 212–230, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1555. Acesso em: 19 jul. 2024.