O furor como método: sentidos educacionais de uma prática somática

Autores

  • André Bocchetti andreb.ufrj@gmail.com
    Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

O artigo procura mapear aspectos das produções de subjetividade associados àquilo que chama, com Gilles Deleuze, de "furor educativo de uma prática": os efeitos educacionais de um conjunto de forças produzidas pelos atravessamentos afetivos entre corporeidades e exterioridades envolvidas no âmbito de uma proposta específica - a Biodanza. Para isso, foram interpeladas, por meio da técnica da entrevista de explicitação, mulheres que participaram de uma sessão dessa prática pela primeira vez. Os resultados apontam para a produção de marcas educativas singulares da experiência, associadas por exemplo à incitação à experimentação, à lida com temporalidades e atmosferas específicas, e à valorização da espacialidade que constrange e advém do corpo - elementos que parecem fundamentais ao pensamento que se debruce sobre uma educação com base naquilo que, com Foucault, talvez se possa chamar de uma ética somática.

Palavras-Chave: Corpo. Educação Somática. Biodanza.

Furor as method: educational senses of a somatic practice

Abstract

The article seeks to map some aspects of the productions of subjectivity associated with that is called, based on deleuzian studies, "the educational furor of a practice": the educational effects of a set of forces produced by affective crossings between corporeities and externalities involved in the scope of a specific proposal - the Biodanza. To this end, women who participated in a session of this practice for the first time were questioned through the technique of the explicitation interview. The results point to the production of specifics educational marks of this experience, associated, for example, with incitement to experimentation, with temporalities and singular atmospheres, and with the appreciation of the spatiality that constrains and comes from the body - elements that seem fundamental to thinking about an education based on somatic ethics, in the terms of Foucault’s thought.

Keywords: Body. Somatic Education. Biodanza.

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Biografia do Autor

André Bocchetti, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente da Faculdade de Educação. Facilitador de Biodanza

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Publicado

20/01/2018
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Como Citar

BOCCHETTI, A. O furor como método: sentidos educacionais de uma prática somática. Revista Cocar, [S. l.], n. 4, p. 28–56, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1544. Acesso em: 27 abr. 2024.