Cinco anos do PPGED-UEPA na Amazônia: trajetórias, avanços e possibilidades acadêmicas

Autores

  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira no@email.com
    Universidade do Estado do Pará
  • Maria de Jesus C.F. Fonseca no@email.com
    Universidade do Estado do Pará

Resumo

Este artigo socializa a trajetória vivenciada pelo"Programa de Pós-Graduação em educação-Mestrado, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará"(UEPA), em seus cinco anos de existência. Apresenta os avanços e dificuldades apresentadas no"percurso de consolidação de seu projeto acadêmico, com base em levantamento bibliográfico e"documental. Com setenta dissertações defendidas"em duas linhas de pesquisa o PPGED tem contribuído para fortalecer a produção educacional em"contextos amazônicos. Mesmo com os avanços"significativos visualizados tanto na infraestrutura"como nos encaminhamentos didático-científicos,"o Programa sente falta de políticas institucionais"que garantam sua autonomia de gestão, o que inclui a destinação de orçamento necessário para"manter as suas ações. Neste aspecto, há necessidade de se manter diálogo permanente entre"o PPGED e as instâncias a que o programa está"vinculado, de modo a garantir condições para"produção do conhecimento e assim fortalecer o"campo educacional, especialmente na Amazônia Paraense."Palavras-chave: Educação. Programa de Pós- graduação. UEPA. Amazônia."Five years of "PPGED -UEPA in the Amazon: routes, trajectories, improvements and academic possibilities

"This article socializes the trajectory experienced by the Post-graduate Program in Education (PPGED)Master’s Degree of Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), of Universidade do Estado do Pará (UEPA), along its five years of existence. It presents improvements and difficulties emerged throughout the consolidation of its academic project, based on bibliographic and documental research. The PPGED has registered seventy seven developed dissertations in its two research areas and has contributed to strengthen the educational production within Amazonian contexts. Despite the relevant and evident progress achieved both in infrastructure and in scientific and didactic processes, the Program still lacks institutional policies that guarantee its management autonomy, which includes the destination of the necessary budget in order to maintain its actions. Concerning this, it is necessary to maintain permanent dialogue between PPGED and the other instances to which the program is linked, aiming at developing conditions for the production of knowledge and thus strengthening the educational field, especially in the Amazon of Para.

Keywords: Education. Post Graduate Program. UEPA. Amazon.


"

"""

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Métricas
  • Visualizações do Artigo 114
  • PDF downloads: 117

Como Citar

DE OLIVEIRA, I. A.; FONSECA, M. de J. C. Cinco anos do PPGED-UEPA na Amazônia: trajetórias, avanços e possibilidades acadêmicas. Revista Cocar, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 5–14, 2012. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/153. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos