A educação como capital social e o papel da escola na reprodução da desigualdade

Autores

  • Violeta Refkalefsky Loureiro violeta.loureiro@ig.com.br
    Universidade Federal do Pará

Resumo

Resumo

O artigo trata da reprodução da desigualdade social, tendo a escola como um dos elementos centrais do processo. Toma por orientação as reflexões teóricas e o conceito de capital social conforme Pierre Bourdieu, abordados em especial em duas obras fundamentais sobre o estudo do capital social - A distinção: crítica social do julgamento - e, mais especificamente, sobre o papel do capital social no sistema escolar, na obra A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino, esta última em coautoria com Jean-Claude Passeron. Apesar de concordar com a teoria em seus aspectos fundamentais, a autora discute sua aplicação para o caso brasileiro, entendendo que as considerações dos autores precisam ser relativizadas, face às especificidades da sociedade brasileira.

Palavras-chave: capital social; capital escolar; reprodução da desigualdade.

Education as social capital and the role of school on inequality reproduction

Abstract

This paper approaches social reproduction of inequality, having the school as one of the central elements of the process. Theoretical reflections and the social capital concept are based on Pierre Bourdieu, mainly in two fundamental works - The distinction: social critic of the judgement - and, more specifically, about the social capital role in the school system - The reproduction: elements for a theory of the education system, the latter co-authored by Jean-Claude Passeron. Despite agreeing with the fundamental aspects of the theory, the author considers its application for the Brazilian scenario, understanding that author’s considerations have to be put in the context of the Brazilian society specificities.

Key words: social capital, school capital, inequality reproduction.

"

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Violeta Refkalefsky Loureiro, Universidade Federal do Pará

Mestre em Sociologia pela UNICAMP, Doutora em sociologia pela Universidade de Paris III, Pós-doutora pela Universidade de Coimbra. Profa. do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da UFPa. Em 2016 recebeu o título de Professor Emérito da Univ. Federal do Pará. Email: violeta.loureiro@ig.com.br

Downloads

Publicado

16/09/2017
Métricas
  • Visualizações do Artigo 723
  • PDF downloads: 329

Como Citar

LOUREIRO, V. R. A educação como capital social e o papel da escola na reprodução da desigualdade. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 344–371, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1295. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)