Ação docente reflexiva no contexto da escola pública: análise de um processo
Resumo
Resumo
Os dados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) revelam escolas de sucesso, com média acima da regional e da estadual. A presente pesquisa objetivou analisar práticas favorecedoras de resultados positivos, em uma escola da região de Jales, bem sucedida na avaliação externa. Adotou-se abordagem qualitativa, tendo a participação de professores e alunos, com levantamento de dados por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários, observação de aulas e análise documental. Os resultados apontaram profissionalismo docente; reconstrução social e diversificação pedagógica; centralidade do conteúdo, a importância que o docente atribui ao que ensina; metodologias diversificadas e expectativas favoráveis na capacidade dos alunos e foco na avaliação.
Palavras-chave: Avaliação externa. Práticas Educativas. Ação Docente.
Reflective pedagogical action in the context of public school: analysis of a process
Abstract The data from the School Performance Evaluation System of São Paulo State (SARESP) show successful schools, with average above the regional and state levels. This research analyzed practices that favor positive results, in a school in the Jales region, successful in the external evaluation. A qualitative approach was adopted, with teachers and students as participants, and the data collection took place through semi-structured interviews, questionnaires, classroom observation and document analysis. The results showed teacher professionalism; social reconstruction and educational diversification; centrality of content, the relevance that a teacher attributes to what should be taught; different methodologies and favorable expectations on the ability of students and focus on evaluation.
Keywords: External evaluation. Educational practices. Teaching practice.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 103
- PDF downloads: 74