Pedagogia da Alternância no ensino de Ciências da Natureza: panorama, contribuições e desafios
Pedagogy of Alternation in Natural Sciences teaching: overview, contributions and challenges
Resumo
O objetivo deste trabalho é traçar um panorama da produção acadêmica sobre a Pedagogia da Alternância (PA) no ensino de Ciências da Natureza e discutir sobre as contribuições e os desafios envolvendo essa metodologia. Para isso, foi feita uma revisão de literatura em teses, dissertações, artigos científicos e nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. O material foi submetido à Análise Temática. O panorama da produção revela as tendências nas pesquisas que se localizam na confluência entre a PA e o ensino de Ciências. Quanto às contribuições da PA para o ensino de Ciências, identificamos que ela contribui para a interlocução entre saberes, tempos e espaços. Sobre os desafios, constatou-se a fragilidade na formação de professores para o trabalho sob a PA no ensino de Ciências.
Palavras-chave: Pedagogia da alternância; Ensino de Ciências; Educação do Campo.
Abstract
The purpose of this paper is to outline an overview of the academic production on Pedagogy of Alternation (PA) in the teaching of Natural Sciences and discuss its contributions and challenges. In order to achieve this, a literature review was conducted on theses, dissertations, scientific articles and the minutes of the National Meeting of Research in Science Education. The data was submitted to Thematic Analysis. The overview reveals tendencies on the research that can be found in the convergence between PA and Science teaching. Regarding the contributions of PA to Science teaching, we identified that PA grants an exchange between knowledge, time and space. As for the challenges, we found that PA is often overlooked during the training of Science teachers.
Keywords: Pedagogy of Alternation; Science Teaching; Rural Education.
Downloads
Referências
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. A “revisão da bibliografia” em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis –o retorno. In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria (Orgs.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 41-59.
ASTOLFI, Jean-Pierre; DEVELAY, Michel. A didática das ciências. Tradução Magda S. S. Fonseca. Campinas, SP: Papirus, 1990.
BARBOSA, Leidiene Aparecida Rangel da Silva. Questões Sociocientíficas e Pedagogia da Alternância: desafios e possibilidades de uma Educação Científica Humanística no contexto de uma Casa Familiar Rural. 2019. 218f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.
BARBOSA, Leidiene Aparecida Rangel da Silva; CAVALCANTE, Ludmila Oliveira Holanda; SEPULVEDA, Cláudia de Alencar Serra. Princípios de design para o Ensino de Ciências de escolas que adotam a Pedagogia da Alternância: em busca da formação emancipatória dos sujeitos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 14., 2023, Caldas Novas. Anais [...]. Caldas Novas, 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Decreto Nº. 7.352, de 04 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de Educação do Campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Brasília, DF: 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP Nº 1, de 16 de agosto de 2023. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares da Pedagogia da Alternância na Educação Básica e na Educação Superior. Diário Oficial da União, Brasília, 17 de agosto de 2023, Seção 1, pp. 41-42.
BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006.
CALDART, Roseli Salete. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Monica Castagna (Orgs.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p. 147-160.
CALDART, Roseli Salete. Educação do campo. In: CALDART, Roseli Salete et al. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. 2. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. p. 257-265.
CARVALHO, Franciely Lorenzon et al. Ensino remoto de ciências utilizando o whatsapp: construção de um biodigestor como método educacional na pedagogia da alternância. Revista Foco, Curitiba, v. 16, n. 9, p. 1-23, 2023.
COLOMBO, Daniela Corsino Sandron. Diálogos interculturais na formação de uma professora de ciências do campo: estudo em uma comunidade tradicional Geraizeira em Rio Pardo de Minas, MG. 2020. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Triangulo Mineiro, Uberaba, 2020.
DIAS, Franciele Franco; LEONEL, André Ary. Escolas do campo: um olhar sobre a legislação e práticas implementadas no ensino de física. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 20, n. e2874, p.1-22, 2018.
DINIZ, Diana Costa. A Formação de Professores para o Ensino de Ciências da Natureza e Matemática em escolas do campo: reflexões e críticas a partir da experiência do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFMA. 2021. 191f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2021.
FERREIRA, Matheus Casimiro Soares; BORGES JUNIOR, Meubles. A importância do projeto político pegagógico na construção do processo de ensino-aprendizagem contextualizado: um estudo de caso da CEFFA Manoel Monteiro. Revista Exitus, Santarém, v. 10, p. 01-26, 2020.
FERREIRA, Aline Guterres et al. A Pedagogia da Alternância e os deslocamentos do ensino de Ciências da Natureza na Educação do Campo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 13., 2021, Online. Anais [...]. Online, 2021.
FERREIRA, Aline Guterres; SOARES, Maria da Conceição de Monte; ROBAINA, José Vicente Lima. Pedagogia da Alternância, Instrumentos Pedagógicos e Agroecologia e suas expressões em uma escola do campo gaúcha. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 14., 2023, Caldas Novas. Anais [...]. Caldas Novas, 2023.
FEITOSA, Luan Silva Sousa; SILVA, Alexandre Leite dos Santos. Ensino de Física e pedagogia da alternância em eventos nacionais: contribuições e desafios. Cadernos CIMEAC, Uberaba, v. 14, n. 2, p. 93-118, 2024.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Projeto societário contra-hegemônico e educação do campo: desafios do conteúdo, método e forma. In: MUNARIM, A. et al. (Orgs.). Educação do campo: reflexões e perspectivas. Florianópolis: Insular, 2010, p. 19-46.
GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a pedagogia da alternância dos CEFFAs. Petrópolis: Vozes, 2007.
MILEO JUNIOR, Paulo Roberto Abrao.; REZENDE FILHO, Luiz Augusto Coimbra de. Aproximações entre o movimento CTS e a Pedagogia da Alternância no ensino de ciências contextualizado. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 14., 2023, Caldas Novas. Anais [...]. Caldas Novas, 2023.
MILTÃO, Milton Souza Ribeiro et al. Educação do Campo, Pedagogia da Alternância e Ciências Físicas nas EFAs do semiárido. Caderno de Física da UEFS, v. 14, n. 1, p. 1601.1-12, 2016.
NOSELLA, Paolo. Origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória: Edufes, 2014.
OLIVEIRA, Valdenor Santos. Ensino de ciências na escola do campo em alternância: o caso de uma escola do município de terra nova do Norte em Mato Grosso. 2012. 100f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2012.
OLIVEIRA, Grasiela Lima de. O ser e o tornar-se docente em alternância: memórias do presente, passado e futuro. 2018. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2018.
OLIVEIRA, Grasiela Lima de; FREIXO, Alessandra Alexandre. Alternando professoralidades no campo: entre o passado e o presente, um estar-sendo professor-monitor em uma escola família agrícola. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, p. 01-21, 2020.
PORTUGAL, Jéssica Feiteiro; SILVA, Francidalva Gomes da; TREVISAN, Inês. A Biologia na Pedagogia da Alternância: perspectivas e desafios de uma ciência natural integrada a Casa Familiar Rural de Altamira Pará. Amazônia, [S. l.], v. 12, n. 24, p. 73-84, 2016.
RIBEIRO, Marlene. Pedagogia da alternância na educação rural/do campo: projetos em disputa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 1, p. 027-045, 2008.
RODRIGUES, Anny Camila Lima; OLIVEIRA, Fábio Freire de; COSTA, Odaléia Alves da. Conhecendo a Pedagogia da Alternância. São Luís: Instituto Federal do Maranhão, 2020.
SANTANA, Carla Suely Correia; MILTÃO, Milton Souza Ribeiro. Algumas considerações sobre a formação em Física dos sujeitos das EFAs, considerando os aspectos filosóficos, a pedagogia da alternância e a atuação política e social. Caderno Multidisciplinar Educação e Contexto do Semiárido Brasileiro: Interfaces entre a Educação do Campo e a Convivência com o Semiárido Brasileiro, v. 6, n. 6, p. 97-117, 2012.
SÁUL, Tamine Santos. Um olhar sobre a interdisciplinaridade nas licenciaturas em Educação do Campo, nas Ciências da Natureza, no Rio Grande do Sul. 2018. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2018.
SARTORI, Jerônimo; SILVA, Denilson da; PAGLIARIN, Lidiana Limana Puiati. A pedagogia da alternância como possibilidade formativa nas licenciaturas em educação do campo. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 24, n. 1, p. 41-52, 2019.
SANTOS, Letícia Coelho; BOCCARDO, Lilian. O ensino de zoologia e a pedagogia da alternância: Reflexões sobre a prática docente. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 11, p.85731-85743, 2020.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, Raul Oliveira Orcy da; TEIXEIRA, Ramon Germann; TAUCEDA, Karen Cavalcanti. A Pedagogia da Alternância para a aprendizagem de ciências e biologia dos futuros docentes da Educação do Campo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 14., 2023, Caldas Novas. Anais [...]. Caldas Novas, 2023.
SOUZA, Adria Simone Duarte; MENDES, Geancarla Coelho. O trabalho docente do educador do Campo e a Pedagogia da Alternância: elementos para reflexão e discussão. In: GHEDIN, Evandro (Org.). Educação do Campo: epistemologia e práticas. São Paulo: Cortez, 2012, p. 251-269.
SOBREIRA, Milene Francisca Coelho; SILVA, Lourdes Helena da. Vida e construção do conhecimento na Pedagogia da Alternância. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 212–227, 2024.
TEIXEIRA, Edival Sebastião; BERNARTT, Maria de Lourdes; TRINDADE, Glademir Alves. Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, v. 34, n. 2, p. 227–242, 2008.
TEIXEIRA, Luciane Batista et al. Educação do campo: alfabetização científica e a pedagogia da alternância em uma escola família agrícola. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 19, p. 201-216, jan/dez 2022.
ZARATIM, Karina Pinheiro; MAIA, Ana Heloísa; PIMENTEL, Ana Paula Pinheiro Zaratim. Jovens rurais, educação e ciências: o viés da agroecologia e da alternância como prática no ensino. Scientific Electronic Archives, [S. l.], v. 16, n. 11, 2023.




















