Ensinar - aprender: desafios atuais da profissão docente

Autores

  • Vera Maria Ferrão Candau vmfc@puc-rio.br
    PUC-RIO

Resumo

Este trabalho parte da constatação de que a produção acadêmica sobre formação/trabalho docente tem adquirido cada vez maior centralidade nos debates e nas investigações da área de educação. No entanto, não parece exercer impacto significativo nos processos formativos dos professores, nem no cotidiano escolar. Defende que esta distância pode ser compreendida pelo fato de as pesquisas, em geral, não questionarem o formato escolar dominante e não abordarem questões fundamentais que os docentes enfrentam no cotidiano. Assinala alguns desses desafios: a desconstrução do formato escolar vigente, a superação da homogeneização e a ênfase na diferenciação pedagógica, o desenvolvimento da curiosidade epistemológica, a afirmação de uma visão ampla e multidimensional dos currículos e a promoção de um modelo de formação docente de colaboração, parceria entre as instituições universitárias e as escolas de ensino básico.

Palavras-chave: Formação docente; formato escolar; desafios do cotidiano escolar"

Teaching profession: current chalenges"

This work starts from the assessment that the academic production about teacher training/work has gained an ever increasing centrality on the debates and investigations into the education field. However, it seems not to have significant impact in training teacher processes, nor in daily school life. It defends that this distance can be understood by the fact that the researches in general don’t approach the fundamental questions that teachers face in their daily life. It also points out some of these challenges: the deconstruction of the current school format, the overcoming of the homogenization and the focus on pedagogical differentiation, the development of epistemological curiosity, the assertion of a larger and multidimensional view of the curriculum, and the promotion of a teacher training model of collaboration, partnership, between university institutions and basic education schools.

Keywords: Teacher training; school format; daily school challenges

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15/02/2017
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1705
  • PDF downloads: 1172

Como Citar

CANDAU, V. M. F. Ensinar - aprender: desafios atuais da profissão docente. Revista Cocar, [S. l.], n. 2, p. 298–318, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1035. Acesso em: 21 nov. 2024.