Os sonhos são as janelas da aula: reflexões acadêmico-vivenciais
Resumo
Este artigo discute realidades e possibilidades didáticas de uma aula, considerando a perspectiva da aprendizagem, ao contrário do que propunha a chamada didática tradicional, que enfatizava o ensino. O enfoque mais educativo já não comporta uma relação unidirecional de ensino-aprendizagem (o professor ensina, o aluno aprende, ou o que o professor ensina, o aluno aprende), o professor detém o discurso, a fala (principalmente), o aluno "engole" esse discurso (ouvindo, na maioria das vezes), professor é o que sabe e o aluno, o ignorante. É preciso, pois, haver integração entre o processo de ensino com o processo de aprendizagem. O processo de ensino deve estabelecer apenas exigências e expectativas que os alunos possam cumprir para poder realmente envolvê-los nesse processo e mobilizar as suas energias. Os conteúdos não podem mais ser repetidos os mesmos ao longo dos tempos. Torna-se necessária uma transformação didática, reflexiva, para que eles adquiram um significado atualizado com o tempo dos estudantes e da sociedade em que vivem. Também é preciso que haja um novo sistema e um novo contexto de trabalho para os docentes: não é mais possível admitir um trabalho isolado, exige-se o trabalho em grupo, envolvendo todos os estudantes, professores, técnicos e demais profissionais da escola.
Palavras Chave: Didática - Ensino e Aprendizagem - Trabalho coletivo
The dreams are the windows of the class: experiential academic resolutions
This paper discusses the realities and didactic possibilities of a class, considering the learning perspective, in contrast to what the traditional didactic used to propose, which emphasized the teaching. The most educational approach no longer has a one-way teaching-learning relationship (the teacher teaches, the student learns or what the teacher teaches, the student learns), the student "swallows" this speech (listening, most of the time), teacher is the one who knows and the student, the ignorant. So, it's necessary having integration between the teaching and learning processes. The teaching process should only establish requirements and expectations that students can fulfill to really engage them in this process and mobilize their energies. The contents can no longer be repeated over time. It's necessary a didactic and reflexive transformation, so that they acquire an updated meaning with the students time and the society in which they live. It is also necessary to have a new system and a new working context for teachers: it is no longer possible to admit an isolated work, group work is required, involving all the students, teachers, technicians and other school professionals.
Keywords: Didacticism - Teaching and Learning - Collective work" " " " "
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