Escritos freireanos sobre formação do professor: a construção contínua da ação docente nas experiências latino americanas

Autores

  • Marta Genú Soares martagenu@gmail.com
    Universidade do Estado do Pará

Resumo

Estuda a perspectiva freireana para a formação do professor e para tanto, identifica nas experiências mais significativas, quando do início do trabalho com a formação humana, o trato sobre a ação do professor em espaços culturais em processos educativos. Analisa o discurso de Paulo Freire nas experiências por ele desenvolvidas para caracterizar a ação do professor em permanente processo de formação e auto formação a partir das relações dialógicas estabelecidas com os grupos sociais latino-americanos. Adota como metodologia a análise do discurso de Freire na enunciação da ação docente em cada uma das obras estudadas. Conclui que, na medida em que o professor interage com os grupos sociais e a partir de cada contexto social, ele se apropria da realidade social e humaniza a ação docente, em processo de conscientização e ampliação de recursos e procedimentos didáticos que transpõem o ato educativo no que fazer para o mundo.

Palavras chave. Formação do Professor. Docência. Diálogo.

Paulo freire's work about formation of teachers: the continuous construction of teaching in latin american

This article is the study of Paulo Freire’s perspective for the formation of teachers, identifying the most significant experiences on the action of the teacher in cultural spaces in educational processes. It analyzes Paulo Freire's discourse in the experiences he developed to characterize the teacher’s action in a permanent process of formation and self-formation based on dialogical relations established with Latin American social groups. It adopts as methodology the analysis of discourse. It concludes that as the teacher interacts with social groups and from each social context, he/she is able to appropriate the social reality, humanizing the teaching activity, in a process of awareness and expansion of resources and didactic procedures that transpose the educational act considering what to do for the world.

"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
Keywords: Teachers’ Formation. Teaching. Dialogue.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11/02/2017
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1398
  • PDF downloads: 1107

Como Citar

SOARES, M. G. Escritos freireanos sobre formação do professor: a construção contínua da ação docente nas experiências latino americanas. Revista Cocar, [S. l.], n. 2, p. 207–225, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1009. Acesso em: 28 abr. 2024.