Sexualidade, formação docente e currículo escolar: abordagem maranhense

Autores

  • Diomar das Graças Motta diomarmotta@gmail.com
    UFMA
  • Iran de Maria Leitão Nunes irandemaria@yahoo.com.br

Resumo

Dar evidência à questão da sexualidade na formação docente é o principal objetivo deste artigo, face às dificuldades de sua abordagem na prática pedagógica de muitos educadores. Para tal, estruturamos o texto discorrendo, inicialmente, sobre a sexualidade e suas múltiplas instâncias; as produções oriundas do Mestrado em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal do Maranhão - UFMA sobre a questão e, por fim, constatações e desafios. A construção da narrativa, resultante da discussão teoria e empiria, contará com o apoio dos estudos foucaultiano e bourdianos em teses, que versam sobre a temática. Pretende-se como resultado fornecer instrumental teórico para o debate na prática pedagógica de egressos da educação superior, que frequentaram e frequentam as licenciaturas, ressaltando a importância da discussão da temática no âmbito das políticas públicas voltadas para a formação docente.

Palavras chave:"" Sexualidade; Formação Docente; Currículo Escolar.

Sexuality, teaching training and school curriculum: maranhense approach

Giving evidence to the question of sexuality in teacher education is the main purpose of this article, given the difficulties in their approach to teaching practice of many educators. To this end, structured text discoursing initially on sexuality and its multiple instances; the productions coming from the Master of Education - Program for Graduate Education - PPGE the Federal University of Maranhão - UFMA on the issue and, finally, findings and challenges. The construction of the narrative, resulting theory and empirical discussion, with the support of Foucault's studies and bourdianos in theses, which deal with the subject. It is intended as a result provide theoretical tools for the debate in the pedagogical practice of graduates of higher education, who attended and attending undergraduate, emphasizing the importance of the topic of discussion in the context of public policies for teacher training.

Keywords: Sexuality; Teacher Training; School curriculum

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Publicado

11/02/2017
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Como Citar

MOTTA, D. das G.; NUNES, I. de M. L. Sexualidade, formação docente e currículo escolar: abordagem maranhense. Revista Cocar, [S. l.], n. 2, p. 164–181, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1004. Acesso em: 27 abr. 2024.