O PAPEL DO GESTOR ENQUANTO ARTICULADOR DO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9434Palavras-chave:
Gestão, Comunidade, ParticipaçãoResumo
Este texto é parte integrante de minha monografia do curso de Especialização em Gestão Escolar da Universidade do Estado do Pará e versa sobre a contextualização histórica da administração escolar no início do século XX através do desenvolvimento das Teorias Administrativas até o surgimento das Teorias Administrativas Críticas. Discute sobre uma nova forma de se buscar a gestão educacional em substituição a administração educacional na perspectiva de uma gestão democrática a qual corresponda às necessidades concretas da atual sociedade, ressaltando aspectos de sua caracterização como: Conselho Escolar, Projeto Político Pedagógico, relação escola-comunidade, valorização da participação nas decisões, como entendimento do que é esta gestão. Conclui apresentando o gestor como um dos elementos principais, necessário para viabilizar as ações na escola possibilitando a criação de canais de efetiva participação em busca da real democracia na escola.
Referências
FÉLIX, Maria de Fátima Costa. Administração Escolar: um problema educativo ou empresarial. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989, 4ª Edição.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto, AGUIAR, Márcia Ângela da S. (Orgs). Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2001, 2ª Edição.
GUTIÉRREZ, Francisco. Educação como Práxis Política. São Paulo: Summus, 1998.
HORA, Dinair Leal da. Gestão Democrática na Escola: artes e ofícios da participação coletiva. São Paulo, Campinas: Papirus, 1994, 6ª Edição.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação: 9.394/96 de 23 de dezembro de 1996.
LIBANEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. Goiânia: Editora Alternativa 2001.
LÜCK, Heloísa et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1998.
MACHADO, Lourdes Marcelino e FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Política e Gestão da Educação: Dois Olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
PARO, Vitor Henrique. Administração Escolar: Introdução Crítica. São Paulo: Cortez, 1996, 7ª Edição.
_______. Escritos sobre Educação. São Paulo: Xamã, 2001, 1ª Edição.
_______. Gestão Democrática da Escola Pública. São Paulo: Ática, 2002, 3ª Edição.
_______. Por Dentro da Escola Pública. São Paulo: Xamã, 1995, 3ª Edição.
_______. Qualidade do Ensino: A Contribuição dos Pais. São Paulo: Xamã, 2000.
RODRIGUES, Neidson. Por uma nova escola. São Paulo: Cortez, 1997.
SANTOS, Clóvis Roberto dos. O Gestor Educacional de uma Escola em Mudança. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/SEMEC. A Gestão Democrática no Projeto Político-Pedagógico da Escola Cabana. Caderno de Educação nº 21, Belém, dezembro/2000.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/SEMEC. Projeto Político-Pedagógico da Escola Cabana: Orientações para a Organização do Planejamento Escolar. Caderno da Prefeitura Municipal de Belém.
SOUZA, Silvana Aparecida. Gestão Escolar Compartilhada: Democracia ou Descompromisso? São Paulo: Xamã, 2001.
VEIGA, Ilma Passos A. (Org). Projeto Político Pedagógico da Escola: Uma Construção Possível. São Paulo, Campinas: Papirus, 1995 (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 19
- PDF downloads: 17
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.