UM OLHAR SOBRE A PEDAGOGIA DE FREINET
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9433Palavras-chave:
Freinet, Pedagogia, Criança, Aprendizagem, Ação, SignificaçãoResumo
Freinet foi um educador prático e criativo quando inovou a educação com sua pedagogia do trabalho, na qual o indivíduo tem uma ação significativa sobre sua aprendizagem. Suas aulas, por estarem alicerçadas na prática e vinculadas ao cotidiano do aluno, conseguem uma grande busca que é a conquista da participação ativa do educando. Pelo fato de não concordar que a criança tem de ficar totalmente imóvel diante de um adulto que fala o tempo todo e um ensino desvinculado da cultura, sem intimidade com a vida que está acontecendo lá fora longe dos interesses dela, é que Freinet vem e denuncia o ensino tradicional a ponto de afirmar que o mesmo é perigoso, pois separa a árvore de suas raízes, isolando-a do solo que a nutre (FREINET:1998).
Referências
ALMEIDA, Paulo Nunes. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 1995.
CERIZARA, Beatriz. Rosseau: A educação na infância. São Paulo: Ed. Scipione, 1990.
DROVET, Ruth Caribe da Rocha. Fundamentos Pré-escolar. São Paulo: Ática, 1990.
Escola Cabana: Construindo uma educação democrática e popular, Caderno de Educação: nº 1. Secretaria Municipal de Educação de Belém, outubro de 1999.
ELIAS, Marisa Del Cioppo. Célestin Freinet: uma pedagogia de atividade e cooperação — Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
FARIA, Ana Lúcia Goulart. O espaço físico como um dos elementos fundamentais para uma pedagogia da educação infantil. São Paulo: 1997, p,9. (Trabalho apresentado no III seminário sobre "Estabelecimento de critérios para credenciamento e Funcionamento de Instituições de Educação Infantil"). Faculdade de Educação, UNICAMP.
FERREIRO, Emília. (Org). Os filhos do analfabetismo: proposta para a alfabetização escolar na América Latina. Porto Alegre: Art Médica, 1990.
FREINET, Célestin — A educação do trabalho; tradução Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
________. As técnicas Freinet da escola moderna, 4ª ed. Lisboa: Editorial Estampa, 1975.
________. Ensaio de psicologia sensível. Lisboa: Editorial Presença, 1976.
________. O método Natural I - A aprendizagem da língua. Lisboa: Editorial Estampa, 1977.
________. O método Natural II - A aprendizagem do desenho. Editorial Estampa, 1977.
________. O método Natural III - A aprendizagem da escrita. Lisboa: Editorial Estampa, 1978.
________. O método natural de gramática. Lisboa: Dinalivro, 1978
________. Para uma escola do Povo: guia prático para organização material; tradução Eduardo Brandão. — 2ª ed. — São Paulo: Martins Fontes, 2001.
________. Pedagogia do bom senso. Tradução J. Batista. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
________. Reflexões sobre alfabetização. 24 ed. São Paulo: Cortez 1995.
FULLGRAF. Jodete Bayer G. Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil. In: A infância no papel é de papel: as duas faces da nova LDBEN. Campo Grande - MS, 2002.
FREINET, Élise. O itinerário de Célestin Freinet: A livre expressão na pedagogia. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
FREIRE. Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática pedagógica. 8ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
________. A importância do mato de ler: em três artigos que se complementam. 39ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GARCIA. Regina Leite. (Org). Novos olhares sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2001.
Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil, 2002.
OLIVEIRA. Martha Kohl de. Vygotsky e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e desenho, imagem e representação. RJ: JC editora, 1990.
RICHARDSON. Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
________. Psicologia e pedagogia. 4ª ed. RJ: Forense Universitária, 1976.
VYGOTSKY. L.S. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 18
- PDF downloads: 14
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.