UM OLHAR SOBRE A PEDAGOGIA DE FREINET

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9433

Palavras-chave:

Freinet, Pedagogia, Criança, Aprendizagem, Ação, Significação

Resumo

Freinet foi um educador prático e criativo quando inovou a educação com sua pedagogia do trabalho, na qual o indivíduo tem uma ação significativa sobre sua aprendizagem. Suas aulas, por estarem alicerçadas na prática e vinculadas ao cotidiano do aluno, conseguem uma grande busca que é a conquista da participação ativa do educando. Pelo fato de não concordar que a criança tem de ficar totalmente imóvel diante de um adulto que fala o tempo todo e um ensino desvinculado da cultura, sem intimidade com a vida que está acontecendo lá fora longe dos interesses dela, é que Freinet vem e denuncia o ensino tradicional a ponto de afirmar que o mesmo é perigoso, pois separa a árvore de suas raízes, isolando-a do solo que a nutre (FREINET:1998).

Biografia do Autor

Aldeniza de Oliveira Ximenes, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutorado em educação, pela Universidade Metodista de Piracicaba (2018), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2006), especialista em Educação (1990), graduada em Pedagogia em 1988.

Aldenize Lisboa e Silva, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Discente egressa do Curso de Especialização em Educação Infantil do CCSE/UEPA.

Lucilene Paiva da Costa, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento (2015) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduada em Psicologia (2012) e Licenciatura Plena em Pedagogia (1999) ambas graduações pela UFPA. Especialista em Psicologia Jurídica e Especialista em Educação Infantil. Analista na Defensoria Pública do Estado do Pará na área da Pedagogia desde o ano de 2009.

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 1995.

CERIZARA, Beatriz. Rosseau: A educação na infância. São Paulo: Ed. Scipione, 1990.

DROVET, Ruth Caribe da Rocha. Fundamentos Pré-escolar. São Paulo: Ática, 1990.

Escola Cabana: Construindo uma educação democrática e popular, Caderno de Educação: nº 1. Secretaria Municipal de Educação de Belém, outubro de 1999.

ELIAS, Marisa Del Cioppo. Célestin Freinet: uma pedagogia de atividade e cooperação — Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

FARIA, Ana Lúcia Goulart. O espaço físico como um dos elementos fundamentais para uma pedagogia da educação infantil. São Paulo: 1997, p,9. (Trabalho apresentado no III seminário sobre "Estabelecimento de critérios para credenciamento e Funcionamento de Instituições de Educação Infantil"). Faculdade de Educação, UNICAMP.

FERREIRO, Emília. (Org). Os filhos do analfabetismo: proposta para a alfabetização escolar na América Latina. Porto Alegre: Art Médica, 1990.

FREINET, Célestin — A educação do trabalho; tradução Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

________. As técnicas Freinet da escola moderna, 4ª ed. Lisboa: Editorial Estampa, 1975.

________. Ensaio de psicologia sensível. Lisboa: Editorial Presença, 1976.

________. O método Natural I - A aprendizagem da língua. Lisboa: Editorial Estampa, 1977.

________. O método Natural II - A aprendizagem do desenho. Editorial Estampa, 1977.

________. O método Natural III - A aprendizagem da escrita. Lisboa: Editorial Estampa, 1978.

________. O método natural de gramática. Lisboa: Dinalivro, 1978

________. Para uma escola do Povo: guia prático para organização material; tradução Eduardo Brandão. — 2ª ed. — São Paulo: Martins Fontes, 2001.

________. Pedagogia do bom senso. Tradução J. Batista. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

________. Reflexões sobre alfabetização. 24 ed. São Paulo: Cortez 1995.

FULLGRAF. Jodete Bayer G. Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil. In: A infância no papel é de papel: as duas faces da nova LDBEN. Campo Grande - MS, 2002.

FREINET, Élise. O itinerário de Célestin Freinet: A livre expressão na pedagogia. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

FREIRE. Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática pedagógica. 8ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

________. A importância do mato de ler: em três artigos que se complementam. 39ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

GARCIA. Regina Leite. (Org). Novos olhares sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2001.

Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil, 2002.

OLIVEIRA. Martha Kohl de. Vygotsky e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e desenho, imagem e representação. RJ: JC editora, 1990.

RICHARDSON. Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

________. Psicologia e pedagogia. 4ª ed. RJ: Forense Universitária, 1976.

VYGOTSKY. L.S. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988.

Downloads

Publicado

11/11/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 18
  • PDF downloads: 14

Como Citar

DE OLIVEIRA XIMENES, A.; LISBOA E SILVA, A.; PAIVA DA COSTA, L. UM OLHAR SOBRE A PEDAGOGIA DE FREINET. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 5, p. 161–168, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9433. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9433. Acesso em: 21 nov. 2024.