A PRÁTICA DA PESQUISA EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9431

Palavras-chave:

Prática pesquisa, Pós-graduação, Metodologia da educação superior, Produção de conhecimento

Resumo

Este texto, parte integrante da monografia que será apresentada à Coordenação do Curso da Especialização em Metodologia da Educação Superior, cuja temática foi motivada pelas dificuldades e angústias que enfrentou-se no momento em que foi solicitado a colocar-se a indagação inicial de um problema que orientaria o formato de nosso projeto, e, posteriormente, o ritual da produção do conhecimento compatível com as necessidades socioeducativas da sociedade e como expressão da formação acadêmica. Objetiva-se examinar a proposta do curso que é de formar profissionais concatenados com as demandas sociais, comprometidos com a consolidação de uma sociedade mais justa e democrática, confrontando-a com as dificuldades vivenciadas pelos alunos com a prática de pesquisa, identificando-se fatores associados a essas dificuldades e que esforços acadêmicos e pedagógicos têm sido incorporados na dinâmica do curso no sentido de superá-las. Sistematizou-se a partir da construção do problema: como a prática de pesquisa tem sido considerada no processo de formação acadêmica frente as dificuldades, limitações e possibilidades trazidas pelos alunos do curso de Metodologia da Educação Superior? Um referencial teórico baseado em autores que têm se dedicado em contribuir com avanço teórico-metodológico acerca da prática de pesquisa, particularmente na pós-graduação.

Biografia do Autor

Maria das Graças da Silva, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Planejamento Urbano da Universidade federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) com Pós-Doutoramento pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL-PT). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Michelle Ribeiro Corrêa, Tribunal de Justiça do Estado do Pará - TJPA

Doutora (2024) e Mestra (2019) em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da Universidade Federal do Pará. Pós-graduada em Metodologia da Educação Superior pela Universidade Estadual do Pará (2003) e Psicopedagogia Institucional pela Universidade da Amazônia (2005). Graduada em Psicologia (2004) e Direito (2014) pela Universidade da Amazônia. Mediadora Judicial pelo Conselho Nacional de Justiça. Formadora credenciada na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, habilitada pelo Curso Oficial de Formação de Formadores. Servidora pública estadual atuando no Departamento de Ensino e Pesquisa, na Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará.

Salete Salvalaggio, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Pedagoga, discente do curso de especialização em metodologia da educação superior (2004).

Referências

ALVES, R. Filosofia da ciência: uma introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Brasiliense, 1981.

ANDREY, M.A.A. et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. São Paulo: EDUC; Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1996.

CHIZZOTI, A. O cotidiano e as pesquisas em educação. In: FAZENDA, Ivani (org.). Novos enfoques da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1992.

DEMO, P. Pesquisas: Princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1990.

D'OLIVEIRA, M. M. H. Ciências e pesquisa em Psicologia. São Paulo: Loyola, 1984.

FAZENDA, I. (org.). Novos enfoques da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1992.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisas. São Paulo: Atlas, 1993.

LUCKESI, C. et al. Fazer universidade: Uma proposta metodológica. 12 Ed. São Paulo: Cortez, 2001.

LUNA, S.V. Planejamento de pesquisa: uma introdução. 2ª ed. São Paulo: EDUC, 1999.

MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

SEVERINO, A. J. Problemas e dificuldades na condução da pesquisa no curso de pós-graduação. In: FAZENDA, Ivani (org.). Novos enfoques da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1992.

SOARES, A.C.H. A pesquisa como viabilizadora da produção de conhecimento no ensino fundamental. 1997, 144 p. Dissertação (Mestrado em Educação) — Departamento de Educação, UNAMA. 1997.

TEIXEIRA, E. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. 4 ed. Belém: UNAMA, 2001.

Downloads

Publicado

11/11/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 13
  • PDF downloads: 9

Como Citar

DAS GRAÇAS DA SILVA, M.; RIBEIRO CORRÊA, M.; SALVALAGGIO, S. A PRÁTICA DA PESQUISA EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: LIMITES E POSSIBILIDADES. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 5, p. 139–150, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9431. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9431. Acesso em: 21 nov. 2024.