O CARÁTER POLISSÊMICO E POLIFUNCIONAL DO ONDE

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9428

Palavras-chave:

Gramática, Linguistica, O onde, Gramaticalização, Ensino

Resumo

Um rápido olhar sobre os textos produzidos pelos alunos do Ensino Médio nos revelará que o ensino de português, nas escolas desse nível de ensino, ainda hoje, consiste em transmitir conteúdos referentes à metalinguagem, que se transforma em objeto de ensino, quando esta deveria ser usada para explicar e analisar a própria língua, como um meio e não como um fim em si. Deste modo, nega-se ao aluno a possibilidade de desenvolver duas dentre muitas habilidades linguísticas: ler e produzir textos. Dessa prática, resultam as dificuldades que os alunos têm de dominar os mecanismos intra e interdiscursivos que compõem os textos, tanto orais quanto escritos.

Biografia do Autor

Maria do Perpétuo Socorro Pereira Cardoso, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutora em Semiótica e Linguística Geral (USP/2002). Mestre em Letras/Linguística (UFPA/1997). Especialista em Língua Portuguesa (UECE/1992). Graduada em Letras (UFPA/1983). Professora Titular e pesquisadora da UEPA.

Antônio Sérgio Sapucahy da Silva, Universidade da Amazônia - UNAMA

Possui mestrado em Letras (Linguística e Teoria Literária) pela Universidade Federal do Pará (1994). Atualmente é Professor Adjunto 4 da Universidade da Amazônia.

Maria Daises Matos de Carvalho, Universidade da Amazônia - UNAMA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade da Amazônia (2001) e mestrado em Letras: Linguística e Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (2005). Atualmente é professora da Escola Técnica Estadual Magalhães Barata.

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Publicado

11/11/2024
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Como Citar

DO PERPÉTUO SOCORRO PEREIRA CARDOSO, M.; SÉRGIO SAPUCAHY DA SILVA, A.; DAISES MATOS DE CARVALHO, M. O CARÁTER POLISSÊMICO E POLIFUNCIONAL DO ONDE. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 5, p. 93–126, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9428. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9428. Acesso em: 24 nov. 2024.