ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA FACILITAR O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA VISÃO CONJUNTA PROFESSOR-ALUNO

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9426

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Ensino de biologia, Escola, Aprendizagem, Metodologia

Resumo

Este estudo investigou o interesse dos alunos pelo ensino de Ciências e Biologia, suas preferências por aulas que apresentem maior possibilidade de aprendizagem, além do perfil do bom professor. Participaram da pesquisa alunos do ensino fundamental (7ª série) e ensino médio (1ª a 2ª séries) do Colégio Madre Celeste. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários aplicados aos alunos na própria escola. Os dados mostraram que os alunos gostam das disciplinas Ciências e Biologia, mas sentem dificuldades na aprendizagem das mesmas e que o diálogo e a amizade são virtudes consideradas fundamentais ao bom professor. Com base no estudo são apresentadas propostas de melhoria da infraestrutura escolar e atividades diversas que podem contribuir para melhorar o ensino das referidas disciplinas nos espaços escolares.

Biografia do Autor

Maria de Jesus da Conceição Ferreira Fonseca, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Licenciatura Curta em Ciências pela Universidade Federal do Pará (1981), graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003). Atualmente é associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, colaborador do Instituto Nacional de Biodiversidade e Uso da Terra, colaborador - Museu Paraense Emílio Goeldi, colaborador - Museu Paraense Emílio Goeldi e adjunto IV da Universidade Estadual do Pará.

André Luiz Rodrigues dos Santos Cunha, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professor efetivo de Biologia da Escola de Aplicação da UFPA. Licenciado Pleno em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1998) e Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro de Ensino Superior do Pará (1997), Especialista em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Pará (2000), Mestre (2014) e Doutor (2018) em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Instituto De Educação Matemática e Científica da UFPA.

Referências

CERVO, A. & BERVIAN, P. Metodologia Científica. São Paulo: MC Graw-Hill do Brasil, 1984.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GRINSPUN, M. Os novos paradigmas em educação: os caminhos viáveis para uma análise. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 1995.

LA TAILLE, I. et all, Piaget, Vigostsky, Wallon. São Paulo Ed. Summus, 1992.

MASSETO, M. Aulas Vivas: Tese (e prática) de livre docência. São Paulo: MG Editores Associados, 1992.

Downloads

Publicado

11/11/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 23
  • PDF downloads: 19

Como Citar

DE JESUS DA CONCEIÇÃO FERREIRA FONSECA, M.; LUIZ RODRIGUES DOS SANTOS CUNHA, A. ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA FACILITAR O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA VISÃO CONJUNTA PROFESSOR-ALUNO. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 5, p. 71–79, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9426. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9426. Acesso em: 23 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.