ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA FACILITAR O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA VISÃO CONJUNTA PROFESSOR-ALUNO
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9426Palavras-chave:
Ensino de ciências, Ensino de biologia, Escola, Aprendizagem, MetodologiaResumo
Este estudo investigou o interesse dos alunos pelo ensino de Ciências e Biologia, suas preferências por aulas que apresentem maior possibilidade de aprendizagem, além do perfil do bom professor. Participaram da pesquisa alunos do ensino fundamental (7ª série) e ensino médio (1ª a 2ª séries) do Colégio Madre Celeste. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários aplicados aos alunos na própria escola. Os dados mostraram que os alunos gostam das disciplinas Ciências e Biologia, mas sentem dificuldades na aprendizagem das mesmas e que o diálogo e a amizade são virtudes consideradas fundamentais ao bom professor. Com base no estudo são apresentadas propostas de melhoria da infraestrutura escolar e atividades diversas que podem contribuir para melhorar o ensino das referidas disciplinas nos espaços escolares.
Referências
CERVO, A. & BERVIAN, P. Metodologia Científica. São Paulo: MC Graw-Hill do Brasil, 1984.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GRINSPUN, M. Os novos paradigmas em educação: os caminhos viáveis para uma análise. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 1995.
LA TAILLE, I. et all, Piaget, Vigostsky, Wallon. São Paulo Ed. Summus, 1992.
MASSETO, M. Aulas Vivas: Tese (e prática) de livre docência. São Paulo: MG Editores Associados, 1992.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 22
- PDF downloads: 17
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.