OS DESAFIOS E AS ESTRATÉGIAS DA EDUCAÇÃO FRENTE A IMPREVISIBILIDADE DO MUNDO
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9398Palavras-chave:
Educação, Impresivibilidade, MundoResumo
Este artigo versa sobre a análise sobre os desafios e as estratégias da educação frente a imprevisibilidade do mundo, a partir de uma abordagem filosófica sobre as concepções essencialista e existencialista de mundo. Entre os desafios da educação apontamos a necessidade de reflexões sobre os pressupostos antropológicos-filosóficos da educação, as questões econômicas, éticas e políticas de nossa sociedade atual e a ruptura do discurso e da prática educativa tradicional excludente
Referências
CORBISIER, Roland. Enciclopédia Filosófica. 2e. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
_______. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993.
_______. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
PAVIANI, Jayme. Problemas de Filosofia da Educação. 4e. Petrópolis: Vozes, 1988.
WANDERLEY, Mariangela. Refletindo sobre a noção de exclusão. In SAWAIA, Bader (Org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis-RJ: Vozes, 1999.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 27
- PDF downloads: 37
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.