O PENSAMENTO LIBERAL E EDUCACIONAL DE JOHN DEWEY
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9384Palavras-chave:
John Dewey, Liberalismo, EducaçãoResumo
Este ensaio tem como objetivo estudar o pensamento liberal e educacional de John Dewey, que, por intermédio de sua concepção teórica, exerceu grande influência na educação brasileira. A necessidade de compreensão das propostas educacionais hoje existentes no país leva-nos, portanto, a buscar as origens do liberalismo como forma de entender o desenvolvimento das práticas educativas experimentadas na evolução histórica da educação no Brasil. Em razão disso, delimitamos este ensaio em três momentos: o primeiro momento evidencia o pensamento de John Dewey no contexto do liberalismo, apresentando suas reflexões en torno da educação; o segundo momento situa o pensamento de Dewey no que respeita a sua concepção de educação como fator de construção e reconstrução da experiência, da democracia e da escola como um ambiente ampliador da vida social; e no terceiro momento procuramos estabelecer a relação entre o pensamento de Dewey e o movimento da escola nova no Brasil.
Referências
CUNHA, Luis Antônio. Educação e Desenvolvimento Social no Brasil. 12. ed. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1991.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Ideologia e Educação Brasileira. 4. ed. São Paulo, Cortez/Autores Associados, 1988.
DEWEY, John. Democracia e Educação. Breve tratado de Filosofa de Educação. São Paulo, Cia. Editora Nacional, 1936.
______. Liberalismo, Liberdade e Cultura. São Paulo, Cia. Editora Nacional, 1970.
GRAMSCI, Antônio. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. 7. ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1989.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 14. ed. São Paulo, Cortez/ Autores Associados, 1986.
______. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras aproximações. 3. ed. São Paulo, Cortez/ Autores Associados, 1992. Vários Autores. O Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova. Rio de Janeiro, 1932.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 31
- PDF downloads: 42
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.