O PENSAMENTO LIBERAL E EDUCACIONAL DE JOHN DEWEY

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9384

Palavras-chave:

John Dewey, Liberalismo, Educação

Resumo

Este ensaio tem como objetivo estudar o pensamento liberal e educacional de John Dewey, que, por intermédio de sua concepção teórica, exerceu grande influência na educação brasileira. A necessidade de compreensão das propostas educacionais hoje existentes no país leva-nos, portanto, a buscar as origens do liberalismo como forma de entender o desenvolvimento das práticas educativas experimentadas na evolução histórica da educação no Brasil. Em razão disso, delimitamos este ensaio em três momentos: o primeiro momento evidencia o pensamento de John Dewey no contexto do liberalismo, apresentando suas reflexões en torno da educação; o segundo momento situa o pensamento de Dewey no que respeita a sua concepção de educação como fator de construção e reconstrução da experiência, da democracia e da escola como um ambiente ampliador da vida social; e no terceiro momento procuramos estabelecer a relação entre o pensamento de Dewey e o movimento da escola nova no Brasil.

Biografia do Autor

Eleanor Gomes da Silva Palhano, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Mestrado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1978). Professora Adjunta III da Universidade Federal do Pará.

Adriane Giugni da Silva, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Pedagogia: Administração Escolar pela Universidade do Estado do Pará (1990), graduação em Pedagogia: Educação Especial pela Universidade do Estado do Pará (1992); Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professora da Universidade do Estado do Pará.

Referências

CUNHA, Luis Antônio. Educação e Desenvolvimento Social no Brasil. 12. ed. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1991.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Ideologia e Educação Brasileira. 4. ed. São Paulo, Cortez/Autores Associados, 1988.

DEWEY, John. Democracia e Educação. Breve tratado de Filosofa de Educação. São Paulo, Cia. Editora Nacional, 1936.

______. Liberalismo, Liberdade e Cultura. São Paulo, Cia. Editora Nacional, 1970.

GRAMSCI, Antônio. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. 7. ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1989.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 14. ed. São Paulo, Cortez/ Autores Associados, 1986.

______. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras aproximações. 3. ed. São Paulo, Cortez/ Autores Associados, 1992. Vários Autores. O Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova. Rio de Janeiro, 1932.

Downloads

Publicado

29/10/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 20
  • PDF downloads: 16

Como Citar

GOMES DA SILVA PALHANO, E.; GIUGNI DA SILVA, A. O PENSAMENTO LIBERAL E EDUCACIONAL DE JOHN DEWEY. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 3, p. 86–94, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9384. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9384. Acesso em: 21 nov. 2024.