A PESQUISA CIENTÍFICA NO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ: UMA ANÁLISE CRÍTICA, UMA PROPOSTA DE AÇÃO

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9381

Resumo

A atual conjuntura, efeitos da revolução cientifica, tecnológica e da globalização da economia, exige enfermeiros com outro perfil de conhecimentos para que possam adaptar-se ao momento histórico, construindo sua própria cultura. Porém no curso de Enfermagem, a pesquisa cientifica limita-se à trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), e dos quais não se tem uma avaliação qualitativa, uma vez que normalmente consegue-se computar a quantidade produzida, mas não se discute a relevância social e nem a qualidade acadêmica. Adotou-se como problema de investigação a seguinte pergunta: quais são as causas que interferem no processo investigativo dos alunos? Obtendo-se como resultado, a partir da aplicação de um questionário, que os mesmos não pesquisam porque a metodologia de ensino não propicia um desenvolvimento adequado e gradual de habilidades investigativas durante os diversos anos de formação profissional. A relevância social consistiu em fazer da pesquisa uma atividade sistemática no curso, o que deverá subsidiar a detecção de problemas reais no contexto em que a Universidade está inserida, podendo a partir de então, minimizá-los e contribuir para o desenvolvimento da sociedade paraense através da extensão desse conhecimento à comunidade, favorecendo a otimização do compromisso entre Universidade e Sociedade e o seu desenvolvimento construtivo.

Biografia do Autor

Iací Proença Palmeira, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (1981), mestre em Educação pelo Instituto Latino-Americano e Caribeño (IPLAC-Cuba) /Universidade do Estado do Pará (2000) e doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Escola de Enfermagem Anna Nery (2011). Professora adjunto 4 do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará e professora permanente do Mestrado Associado em Enfermagem UEPA/UFAM.

Referências

BOTOMÉ, Sílvio Paulo. Pesquisa alienada e ensino alienante. Petrópolis, RJ: Ed. vozes, 1996.

CALAZANS, Julieta (org.). Iniciação Científica: Construindo o pensamento crítico. São Paulo: SP: Editora Cortez, 1999.

COOL, César. Psicologia e Currículo. São Paulo: Ática, 1997.

GARCÍA, J.E. e GARCÍA, F.E. Aprender Investigando: Uma Proposta metodológica baseada na investigação. Espanha: Díada Editora, 1993.

LUCKESI, Cipriano et al. Fazer Universidade: uma proposta metodológica. 7 ed. São Paulo: Cortez, 1995.

PEREA, Carles Dorado C/ la supervisión de Carles Monereo/ Font. Psicología de la Educación. UAB. Aprender a Aprender; estratégias y técnicas. INTERNET: www.xtec.es/cdorado/cdoral/esp/reflexio.html

SANDOVAL, Sérgio A. Una vision de conjunto y um acercamiento práctico a la enseñanza do pensamento. Revista de Educación Nueva Época: Estratégias Cognitivas, nº 6, julio-septiembre, 1998.

Downloads

Publicado

29/10/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 33
  • PDF downloads: 38

Como Citar

PROENÇA PALMEIRA, I. A PESQUISA CIENTÍFICA NO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ: UMA ANÁLISE CRÍTICA, UMA PROPOSTA DE AÇÃO. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 3, p. 70–75, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9381. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9381. Acesso em: 23 jan. 2025.