A PESQUISA CIENTÍFICA NO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ: UMA ANÁLISE CRÍTICA, UMA PROPOSTA DE AÇÃO
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9381Resumo
A atual conjuntura, efeitos da revolução cientifica, tecnológica e da globalização da economia, exige enfermeiros com outro perfil de conhecimentos para que possam adaptar-se ao momento histórico, construindo sua própria cultura. Porém no curso de Enfermagem, a pesquisa cientifica limita-se à trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), e dos quais não se tem uma avaliação qualitativa, uma vez que normalmente consegue-se computar a quantidade produzida, mas não se discute a relevância social e nem a qualidade acadêmica. Adotou-se como problema de investigação a seguinte pergunta: quais são as causas que interferem no processo investigativo dos alunos? Obtendo-se como resultado, a partir da aplicação de um questionário, que os mesmos não pesquisam porque a metodologia de ensino não propicia um desenvolvimento adequado e gradual de habilidades investigativas durante os diversos anos de formação profissional. A relevância social consistiu em fazer da pesquisa uma atividade sistemática no curso, o que deverá subsidiar a detecção de problemas reais no contexto em que a Universidade está inserida, podendo a partir de então, minimizá-los e contribuir para o desenvolvimento da sociedade paraense através da extensão desse conhecimento à comunidade, favorecendo a otimização do compromisso entre Universidade e Sociedade e o seu desenvolvimento construtivo.
Referências
BOTOMÉ, Sílvio Paulo. Pesquisa alienada e ensino alienante. Petrópolis, RJ: Ed. vozes, 1996.
CALAZANS, Julieta (org.). Iniciação Científica: Construindo o pensamento crítico. São Paulo: SP: Editora Cortez, 1999.
COOL, César. Psicologia e Currículo. São Paulo: Ática, 1997.
GARCÍA, J.E. e GARCÍA, F.E. Aprender Investigando: Uma Proposta metodológica baseada na investigação. Espanha: Díada Editora, 1993.
LUCKESI, Cipriano et al. Fazer Universidade: uma proposta metodológica. 7 ed. São Paulo: Cortez, 1995.
PEREA, Carles Dorado C/ la supervisión de Carles Monereo/ Font. Psicología de la Educación. UAB. Aprender a Aprender; estratégias y técnicas. INTERNET: www.xtec.es/cdorado/cdoral/esp/reflexio.html
SANDOVAL, Sérgio A. Una vision de conjunto y um acercamiento práctico a la enseñanza do pensamento. Revista de Educación Nueva Época: Estratégias Cognitivas, nº 6, julio-septiembre, 1998.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 27
- PDF downloads: 37
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.