TENDÊNCIAS ATUAIS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: NO MUNDO, NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9364Palavras-chave:
Tendência, Educação, América LatinaResumo
Este trabalho aborda as tendências atuais da educação superior no mundo, na América Latina e no Brasil. Tem como objetivo discutir, em sua primeira parte, as tendências atuais da educação superior, em especial das Universidades, num contexto situacional de mundo, da América Latina, e, principalmente, do Brasil e da Universidade do Estado do Pará. Como segunda parte, analisar o papel do professor universitário como agente das mudanças necessárias para o fortalecimento da instituição univesitária na contemporaneidade. Ao longo do estudo, entendemos que com a proposta de contemporaneidade, concluímos que a pequisa é um princípio que aparece em todo percurso educativo, e que o melhor saber é aquele que sabe superar-se, tornando-se um grande desafio para o educador do próximo milênio.
Referências
DEMO, Pedro. Pesquisa. Princípio Científico e Educativo. São Paulo. Cortez. 1990.
KENSKI, Vani M. A Formação do Professor Pesquisador. FEUSP.
MORAES, Maria Cândida. O Paradigma Educacional Emergente. Campinas - SP. Papirus. 1997.
PIMENTEL, Maria da Glória. O professor em Construção. Campinas-SP. Papirus, 1998.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela Mão de Alice, o social e o político na Pós-modernidade. São Paulo. Cortez, 1997.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 28
- PDF downloads: 35
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.