TENDÊNCIAS ATUAIS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: NO MUNDO, NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9364

Palavras-chave:

Tendência, Educação, América Latina

Resumo

Este trabalho aborda as tendências atuais da educação superior no mundo, na América Latina e no Brasil. Tem como objetivo discutir, em sua primeira parte, as tendências atuais da educação superior, em especial das Universidades, num contexto situacional de mundo, da América Latina, e, principalmente, do Brasil e da Universidade do Estado do Pará. Como segunda parte, analisar o papel do professor universitário como agente das mudanças necessárias para o fortalecimento da instituição univesitária na contemporaneidade. Ao longo do estudo, entendemos que com a proposta de contemporaneidade, concluímos que a pequisa é um princípio que aparece em todo percurso educativo, e que o melhor saber é aquele que sabe superar-se, tornando-se um grande desafio para o educador do próximo milênio.

Biografia do Autor

Antônia Marques Farias, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui Mestrado em Ciências Da Educação Docência Universitária pelo Instituto Pedagógico Latino Americano e Caribeño (2000). Atualmente é Professora Assistente IV da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Enfermeira da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Fernando Antônio Colares Palácios, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). É professor Titular da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Maria Luiza de Faria Nogueira, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Fisioterapia pela Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro(1975), mestrado em Ciências da Educação Docência Universitária pelo Instituto Pedagógico Latinoamericano y Caribeño(2000), aperfeiçoamento em Reeducação Postural Global Rpg pela Universite de Therapie Manualle Saint Mont(1989), aperfeiçoamento em Formation Superieure en RPG Applique a la Scoliose pela Universite de Therapie Manualle Saint Mont(1995), aperfeiçoamento em Estudos de Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid(1996), aperfeiçoamento em Formation Superieure En Rpg Applique Au Sport pela Universite de Therapie Manualle Saint Mont(1996) e aperfeiçoamento em Formação Especial em Patologias Cervicais pelo Instituto Ph E Souchard de Educação Postural Global Rpg(2001). Atualmente é professor titular da Universidade da Amazônia e professor titular da Universidade do Estado do Pará.

Maria Tereza Duarte de Souza, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Cirurgiã Dentista pela Universidade Federal do Pará (1973), graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1987) e mestrado em Educação Docência Universitária pelo Instituto Latinoamericano y Caribeño (2000). Atualmente é professor assistente IV da Universidade do Estado do Pará.

Referências

DEMO, Pedro. Pesquisa. Princípio Científico e Educativo. São Paulo. Cortez. 1990.

KENSKI, Vani M. A Formação do Professor Pesquisador. FEUSP.

MORAES, Maria Cândida. O Paradigma Educacional Emergente. Campinas - SP. Papirus. 1997.

PIMENTEL, Maria da Glória. O professor em Construção. Campinas-SP. Papirus, 1998.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela Mão de Alice, o social e o político na Pós-modernidade. São Paulo. Cortez, 1997.

Downloads

Publicado

29/10/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 28
  • PDF downloads: 35

Como Citar

MARQUES FARIAS, A.; ANTÔNIO COLARES PALÁCIOS, F.; LUIZA DE FARIA NOGUEIRA, M.; TEREZA DUARTE DE SOUZA, M. TENDÊNCIAS ATUAIS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: NO MUNDO, NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 3, p. 20–23, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9364. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9364. Acesso em: 23 dez. 2024.