CRIANÇA, ESCOLA E LUDICIDADE

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9326

Biografia do Autor

Nazaré Cristina Carvalho, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutora em Educação Física e Cultura (UGF 2006); Mestra em Educação (UNIME/SP 1998). Possui Estágio Pós-Doutoral em Educação (PUC/RJ 2014). É licenciada em Educação Física e Ciências Sociais. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Referências

AGUIAR, Carmem Maria. Educação, Cultura e Criança. Campinas: Papirus, 1994. ALVES, Rubem. A gestação do futuro. Campinas: Papirus, 1987.

______Estórias de quem Gosta de Ensinar. São Paulo: Cortez, 1991.

______Rubem. A Alegria de Ensinar. São Paulo: Art Poética, 1994.

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.

BRUHNS, Heloisa T. O corpo Parceiro e o corpo Adversário. Campinas: Papirus, 1993.

FORQUIN, Jean Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Seipione, 1991.

_______De corpo e alma: o discurso da motricidade. São Paulo: Summus, 1991.

GONÇALVES, Maria Augusta. Sentir, Pensar e Agir: corporeidade e educação. Campinas: Papirus, 1994.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Pedagogia da Animação. Campinas: Papirus, 1990.

MCLAREN, Peter. Rituais na Escola: em direção a uma economia política de gestos e símbolos na educação. Petrópolis: Vozes, 1991.

MORAIS, Régis de (org.). Sala de aula que espaço é esse. Campinas: Papirus, 1994.

MOREIRA, Wagner Wey. Educação Física Escolar: uma abordagem fenomenológica. Campinas: Editora da UNICAMP, 1992.

PEFRROTTI, Edmir. A criança e a produção cultural. In: ZILBERMAN, Regina (org.). A produção cultural para a criança. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

REIMER, Everett. A escola está morta. Rio de Janeiro: F. Alves, 1983.

REZENDE, Antônio Muniz. Concepção Fenomenológica da Educação. São Paulo: Cortez, 1990.

SANTIN, Silvino. Educação Física: da alegria do lúdico à opressão do rendimento. Porto Alegre: Edições EST/ESEF-UFRGS, 1994.

SNYDERS, Georges. A alegria na Escola. São Paulo: Manoel, s.d.

______Alunos felizes. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Downloads

Publicado

24/10/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 17
  • PDF downloads: 20

Como Citar

CRISTINA CARVALHO, N. CRIANÇA, ESCOLA E LUDICIDADE. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 2, p. 48–54, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9326. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9326. Acesso em: 21 nov. 2024.