FLEXÕES E REFLEXÕES SOBRE O INATO E O ADQUIRIDO NA CORPOREIDADE/MOTRICIDADE HUMANA

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9324

Biografia do Autor

Pedro Paulo Araújo Maneschy, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (1988), Especialização em Educação e Problemas Regionais pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1992), Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (1996) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2001). Atualmente é Professor Associado 4 da Universidade Federal do Pará. 

Referências

ASSMANN, H. Treze colocações sobre qualidade cognitiva e social da educação. Piracicaba, 1996. (mimeo) Letras, 1996.

CAPRA, F. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1987.

DAMÁSIO, A. R. O erro descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras

DAOLIO, J. A ruptura natureza/cultura na educação física. In: DE MARCO, A (org.) pensando a educação motora. Campinas: Papirus, 1995.

DESCARTES, R. In: Os Pensadores. 5. ed. São Paulo: Nova Cultural,1991.

GAARDER, J. O mundo de Sofia. São Paulo: Companhia das Letras, 1995

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.

GROSSI, F. Os centenários depiagete Piaget e Vygotsky. Folha de S. Paulo, 02/10/96.

HOLANDA FERREIRA A.B. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.

JACQUARD, A. A herança da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

KUHN, T. S. A estrutura das relações científicas. São Paulo: Perspectiva, 1978.

MATURANA, H. & VAREIA, F G. A árvore do conhecimento. Psy II, 1995.

MATURANA, & VERDEN-ZOLLER. Amor e juego: fundamentos olvidados de lo humano. Santiago-Chile: Instituto de Terapia Cognitiva, 1994.

MONOD, J. O acaso e a necessidade. Petrópolis: vozes, 1985.

MOREIRA, W. W. Perspectivas da educação motora na escola. In: DE MARCO, A (org.) pensando a educação motora. Campinas: Papirus, 1995.

MORIN, E. O enigma do homem: uma nova antropologia. Rio: Zahar Editores, 1975

MORIN, E. Introdução ao Pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.

MORIN, E. O método II: a vida da vida. Lisboa: Europa América, s.d.

PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1969.

PIAGET, J. Biologia e consciência. Petrópolis: Vozes, 1973.

PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense, 1988.

PLATÃO. Diálogos. In: Os Pensadores 5. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991.

REZENDE, A. M. Concepção fenomenologia da educação. São Paulo: Cortez, 1990.

SÉRGIO, M. Motricidade humana - uma nova ciência do homem! Lisboa: Ministério da Educação e Cultura, 1986.

VYGOTSKY L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

24/10/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 9
  • PDF downloads: 25

Como Citar

PAULO ARAÚJO MANESCHY, P. FLEXÕES E REFLEXÕES SOBRE O INATO E O ADQUIRIDO NA CORPOREIDADE/MOTRICIDADE HUMANA. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 2, p. 29–38, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9324. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9324. Acesso em: 23 dez. 2024.