O PEDAGOGO EM QUESTÃO

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9322

Biografia do Autor

Maria Estrela Araújo Fernandes, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1968) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1990). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação do Educador.

Referências

ARROYO, Miguel. Mestre, educador trabalhador. (Organização do trabalho e profissionalização). Belo Horizonte; UFMG, 1995 (mimeografado).

CANDAU, Vera Maria. Quem educa o educador? In: Cadernos da AEF do Brasil nº 55, 1995.

COELHO, Ildeu. Cursos de Pedagoga: a busca da identidade. I fl; Formação do Educador A busca da Identidade dos cursos de pedagogia. INEP - Série encontros e debates, 2 Brasília: INEP, 1987.

DAMASCENO, Maria Nobre. A relação teoria/prática na ação docente. In: Revista Educação em Debate. Fortaleza: UFC, ano 10(13), 1º semestre, 1987.

FERNANDES, Maria Estrela Araújo. O educador necessário na construção da cidadania. Que educador? In: Revista da AEC. Nº 60,1995.

_________Formação do educador: quais os seus rumos? In; FONSECA, Dirce Mendes de. (Org.) Administração Educacional um compromisso democrático. São Paulo: Papirus, 1994. p.91-118.

FERNANDES, Maria Estrela Araújo e RIBEIRO, Luís Távora. Dimensões técnico-práticas do debate sobre a formação docente no Brasil. Fortaleza; UFC, 1996. (mimeografado)

FREITAS, Luís Carlos de. Formação do professor para o amanhã: transformação ou modernização? In: Boletim ANFOFE. Ano 1 (3), novembro 1991.

GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: Um estudo introdutório. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1993.

GUARESCHI, Pedrinho. A educação e a excursão. In: Cadernos AEC do Brasil nº 55,1995.

KUENZER, Acácia Zeneida. Humanismo e tecnologia numa perspectiva de qualificação profissional. In: Revista de tecnologia educacional 21 (107), jul/ago, 1992.

MACHADO, Lucília e outros. Trabalho e Educação. São Paulo: Papirus, 1992. (Coletânea CRE)

MOREIRA, Antônio Flávio e SILVA Thomaz Tadeu da. Currículo, Cultura e Sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.

RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Currículo: formação do educador e trabalho docente. Fortaleza: UFO, 1995 (mimeografado)

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude e LAHAYE, Louise. Os professares face ao saber: esboço de uma problemática de saber docente. In: Teoria & Educação. Nº 4, 1991.

THERRIEN, Jacques. Interação e racionalidade no saber de experiência. Fortaleza: FACE/UFC, 1994 (mimeografado).

WEBER, Silke. Base comum nacional, concepção de docência e interdisciplinaridade; alguns novos Pontos para discussão. In: Boletim da ANFOPE. Ano 11(1), set. 1994.

WENZEL, Renato C. Professor agente da educação? Campinas: Papirus, 1994.

Downloads

Publicado

24/10/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 12
  • PDF downloads: 36

Como Citar

ESTRELA ARAÚJO FERNANDES, M. O PEDAGOGO EM QUESTÃO. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 2, p. 12–28, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9322. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9322. Acesso em: 23 dez. 2024.