ANÁLISE SOBRE A ABORDAGEM HISTÓRICA DOS CONTEÚDOS DE EVOLUÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.4768Palavras-chave:
Livro didático, Evolução biológica, História da ciênciaResumo
Na interface entre livros didáticos, história da ciência, formação de professores e evolução, o presente artigo teve como objetivo investigar uma sequência didática sobre a abordagem histórica de conteúdos de evolução biológica, contidos em livros didáticos de Biologia. Participaram da proposta 29 professores em formação do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, da Universidade do Estado do Pará – UEPA, durante a disciplina história e filosofia para as ciências biológicas. A análise foi realizada a partir da observação participativa do professor da disciplina, bem como dos relatórios criados pelos discentes a partir da diagnose dos livros didáticos de biologia, onde se utilizou o checklist para análise de livros didáticos proposto por Leite (2002). No total, vinte e um livros didáticos foram analisados pelos professores em formação, tendo sido eles caracterizados por conterem em grande parte uma abordagem histórica linear e com poucas informações sobre o coletivo de cientistas.
Referências
BIZZO, N.; EL-HANI, C. O arranjo curricular do ensino de evolução e as relações entre os trabalhos de Charles Darwin e Gregor Mendel. Filosofia e História da Biologia, v. 4, p. 235-257, 2009.
BIZZO, Nélio Marco Vicenzo. História da Ciência e Ensino: onde terminam os paralelos possíveis? Em Aberto. Brasília, ano 11, n. 55, jul/set, 1992.
CACHAPUZ, et al. A necessária renovação do ensino de ciências. – São Paulo: Cortez, p. 37-70, 2005.
CHASSOT, A. Ensinando a história da ciência no fazer educação com a ciência. In: CHASSOT, A; OLIVEIRA, J. R. Ciência, ética e cultura na educação. - São Leopoldo. Ed: UNISINOS, 2001.
CORRÊA, A.L.; ARAUJO, E.; MWGLHIORATTI, F; CALDEIRA, A. M. História e filosofia da biologia como ferramenta no ensino de evolução na formação inicial de professores. Filosofia e História da Biologia, v. 5, n. 2, p. 217-237, 2010.
CARNEIRO, M. H; GASLTAL, M. L. História e filosofia das ciências no ensino de biologia. Ciência & Educação, v. 11, n. 1, p. 33-39, 2005. CHAVES, Silvia Nogueira. Evolução de ideias e ideias de evolução: a evolução dos seres vivos na ótica de aluno e professor de biologia do ensino secundário. 1993. 117f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253740>. Acesso em: 18 jul. 2018.
CRUDELI, R.; VIANA, H. História da ciência e o jogo didático: interface de recursos para o ensino de Biologia. Revista da sociedade Brasileira de ensino de Biologia – SBEnbio, número 9, 2016.
DIAS, F.; BERTOLOZZI, J. Como a evolução biológica é tratada nos livros didáticos. In: anais do VII encontro Nacional de Pesquisas em Ensino de Ciências – VIII ENPEC. Florianópolis, 2009.
FLACH, P. Z.; DEL PINO, J. C. Educação por escrito, Porto Alegre, v. 7, n.2, jul.-dez., p. 236-252, 2016.
FRANCO, R. A; KATO, D. S. As concepções sobre as teorias evolutivas em licenciandos em ciências biológicas e suas implicações para o ensino. Educação, Batatais, v. 5, n. 1, p. 9-24, jan./jun., 2015
FILHO, J. L.; MARICATO, J. M. A produção de autores espanhóis em periódicos científicos brasileiros de ciência da informação (2010-2015) . In: Anais do XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação – XVII ENANCIB. Bahia, 2016.
GATTI, S. R. A pesquisa em ensino de ciências: aproximando aspectos de História e Filosofia da Ciência à sala de aula. In: GATTI, S. T; NARDI, R (Orgs.). A história e a Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências: a pesquisa e suas contribuições para a prática pedagógica em sala de aula. – 1 ed. – São Paulo: escrituras Editora, 2016.
GIL-PÉREZ, D. et al. Superação das visões deformadas da ciência e da tecnologia: um requisito essencial para a renovação da educação científica. In: KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. – 12º ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
LEITE, L. History of Science in Science Education: Development and Validation of a Checklist for Analysing the Historical Content of Science Textbooks. Science & education, 11, p.333-359, 2002.
LIMA, S. M. de Sá; ARAÚJO, M. dos Santos; LIMA, M.M. Metodologias alternativas no ensino de Evolução em uma escola pública do Piauí. Revista de Ensino de Ciências e Matemática – RenCiMa, São Paulo, v.12, n.1, jan/mar, p.1-15, 2021.
MOREIRA, M. A. Metodologias de pesquisa em ensino. – São Paulo: editora Livraria da Física, 2011.
OLIVEIRA, G.; BIZZO, N. M. Origem e evolução humana na concepção de jovens estudantes brasileiros do Ensino Médio. Revista de Educação Ciência e Cultura - RECC, Canoas, v. 22, n. 2, jul., p. 45-55, 2017.
OLIVEIRA, G.; BIZZO, N. M. Evolução biológica e os estudantes brasileiros: conhecimento e aceitação. Investigações em Ensino de Ciências, v. 20, n. 2, p. 161-185, 2015.
PESTRE, Dominique. Por uma nova história social e cultural das ciências: novas definições, novos objetos, novas abordagens. Cadernos Ig/UNICAMP, V. 6, n. 1, P. 3-56, 1996.
TIDON, R.; LEWONTIN, R. C. Teaching evolutionary biology. Genetics and Molecular Biology, v. 27, n.1, 124-131, 2004. TIDON, R.; VIEIRA, E. O ensino da evolução biológica: um desafio para o século XXI. ComCiência [online]. 2009, n.107, pp. 0-0.
ZAMBERLAN, E.; SILVA, M. R. Evolução biológica e sua abordagem em livros didáticos. Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 187-212, jan./abr. 2012.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 328
- pdf downloads: 310
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.