ACESSO DESIGUAL À EDUCAÇÃO NAS REDES DE ENSINO NO BRASIL
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.10086Palavras-chave:
Contexto Pandêmico, Desigualdades Educacionais, Redes de Ensino, Teorias da ReproduçãoResumo
Este artigo investiga as desigualdades de acesso à educação nas redes de ensino brasileiras durante a pandemia de COVID-19. O objetivo é compreender como as disparidades entre escolas públicas e privadas impactaram as oportunidades de aprendizagem e o desenvolvimento acadêmico dos estudantes. Este estudo é fundamentado pela necessidade de avaliar as respostas institucionais de diferentes redes de ensino e de identificar mecanismos que possam ajudar a reduzir estas desigualdades. A pesquisa se baseia nas Teorias da Reprodução para responder a seguinte questão: como as diferenças de acesso às aulas durante a pandemia perpetuam as dinâmicas de exclusão e reprodução social? Os procedimentos metodológicos consistiram na análise qualitativa dos dados da pesquisa Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19, suplemento do Censo da Educação Básica de 2021, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados mostram uma diferença significativa entre escolas públicas e privadas no acesso às aulas e na resposta destas redes de ensino ao contexto pandêmico. O artigo conclui que as assimetrias de acesso ao processo de ensino-aprendizagem tendem a favorecer mecanismos sociais de reprodução, podendo legitimar e perpetuar desigualdades educacionais preexistentes no Brasil.
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