ACESSO DESIGUAL À EDUCAÇÃO NAS REDES DE ENSINO NO BRASIL

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.10086

Palavras-chave:

Contexto Pandêmico, Desigualdades Educacionais, Redes de Ensino, Teorias da Reprodução

Resumo

Este artigo investiga as desigualdades de acesso à educação nas redes de ensino brasileiras durante a pandemia de COVID-19. O objetivo é compreender como as disparidades entre escolas públicas e privadas impactaram as oportunidades de aprendizagem e o desenvolvimento acadêmico dos estudantes. Este estudo é fundamentado pela necessidade de avaliar as respostas institucionais de diferentes redes de ensino e de identificar mecanismos que possam ajudar a reduzir estas desigualdades. A pesquisa se baseia nas Teorias da Reprodução para responder a seguinte questão: como as diferenças de acesso às aulas durante a pandemia perpetuam as dinâmicas de exclusão e reprodução social? Os procedimentos metodológicos consistiram na análise qualitativa dos dados da pesquisa Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19, suplemento do Censo da Educação Básica de 2021, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados mostram uma diferença significativa entre escolas públicas e privadas no acesso às aulas e na resposta destas redes de ensino ao contexto pandêmico. O artigo conclui que as assimetrias de acesso ao processo de ensino-aprendizagem tendem a favorecer mecanismos sociais de reprodução, podendo legitimar e perpetuar desigualdades educacionais preexistentes no Brasil.

Biografia do Autor

Denilson Marques dos Santos, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Mestre em Ciências da Religião pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião na Universidade do Estado do Pará (PPGCR-UEPA), Integrante do GP Arte, Religião e Memória (ARTEMI/UEPA), Docente Permamente da Secretaria Executiva de Educação (SEDUC-PA) e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED-Ananindeua/PA) onde ministra as disciplinas Filosofia e Ciências da Religião.

Maria Cecilia Fagundes da Costa, Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará - FASEPA

Graduada em Serviço Social pela Universidade Anhanguera (UNIDERP-Interativa). Monitora no Centro de Internação do Adolescente Masculino (CIAM-Sideral/Belém/Pará/Brasil). Voluntária na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (FASEPA).

Denise Marques dos Santos, Junta Comercial do Estado do Pará - JUCEPA

Graduada em Direito pela Faculdade Cosmopolita (Polo Belém/PA), Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Pan Amazônica (FAPAN), e Pós-Graduada (MBA) em Gestão em Recursos Humanos pelo Instituto Carreira/Faculdade Estratego, Coordenadora do Registro Mercantil na Junta Comercial do Estado do Pará (JUCEPA).

Diana Gomes da Silva Cerdeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Coordenadora do Curso Presencial de Pedagogia (UERJ).

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07/05/2025
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Como Citar

SANTOS, D. M. dos; COSTA, M. C. F. da; SANTOS, D. M. dos; CERDEIRA, D. G. da S. ACESSO DESIGUAL À EDUCAÇÃO NAS REDES DE ENSINO NO BRASIL. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 5, p. 1–19, 2025. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.10086. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/10086. Acesso em: 16 maio. 2025.