Representações temáticas e discursos ideológicos nas capas dos livros indígenas infantis

Thematic Representations and Ideological Discourses in Indigenous Children's Book Covers

Autores

Resumo

As capas dos livros infantis desempenham um papel de relevância central na composição narrativa. A interpretação de um texto é uma experiência pessoal e individual, moldada pelas condições sociais, culturais, históricas, afetivas e ideológicas. Este estudo tem como objetivo analisar e discutir as representações temáticas e inferências ideológicas nas imagens das capas de livros infantis. Foram selecionados os livros: “Tulu, em Busca de um Lugar para viver”, “Contos da Floresta” e “Kabá Darebu”. As capas foram analisadas e discutidas a partir dos pressupostos da Representação Temática e da Análise de Discurso. A partir da capa de um livro, pode-se constatar diferentes significados nos discursos. As exigências das editoras por adequações ao mercado influenciam o processo criativo e as condições da produção. Mesmo assim, os processos ideológicos se manifestam linguisticamente.

Palavras-chave: Capa de livros; Representação Temática; Análise de Discurso.

Abstract

The covers of children's books play a central role in narrative composition. The interpretation of a text is a personal and individual experience shaped by social, cultural, historical, emotional, and ideological conditions. This study aims to analyze and discuss thematic representations and ideological inferences in the images on the covers of children's books. The selected books for analysis are "Tulu, in Search of a Place to Live," "Tales from the Forest," and "Kabá Darebu." The covers were examined and discussed based on the assumptions of Thematic Representation and Discourse Analysis. From a book cover, different meanings in discourses can be observed. Publisher demands for market suitability influence the creative process and production conditions. Nevertheless, ideological processes are linguistically manifested.

Keywords: Book covers; Thematic Representation; Discourse Analysis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francinaldo Freitas Leite, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutorando em Linguística e Literatura (UFNT) Mestre em Estudos de Cultura e Território (UFT). Graduado em Educação Física (UEPB). Graduado em Artes Visuais (UNIASSELVI).

Francisco Edviges Albuquerque, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutor em Letras Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Coordenador do Laboratório de Línguas Indígenas da UFNT (LALI) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas com Povos Indígenas (NEPPI).

Andrea Martins Lameirão Mateus, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (USP). Graduada em Letras (USP).

Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFNT).

Referências

BUCHWEITZ, Donaldo. Tulu, em busca de um lugar para viver. São Paulo: Ciranda Cultural, 2021.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das Mídias. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2012.

DELL'ISOLA, Regina Lúcia Péret. A interação sujeito-linguagem em leitura. Cadernos de Linguística e Teoria da Literatura, p.28-30, 1994. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-PT&as_sdt=0%2C5&q=Regina+L%C3%BAcia+P%C3%A9ret+DelNsola*+A+INTERA%C3%87%C3%83O+SUJEITO-IINGUAGEM+EM+LEITURA&btnG=. Acesso em: 07 maio 2023.

FÓRUM BRASILEIRO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA (FBES). Cartas da luta dos povos indígenas no canteiro de Belo Monte. Publicado em 11 de junho de 2013. Disponível em: https://fbes.org.br/2013/06/11/cartas-da-luta-dos-povos-indigenas-no-canteiro-de-belo-monte/. Acesso em: 20 jun. 2025.

LEMOS, Lilian Patté Dos Santos, et al. As Mídias e Tecnologias na Terra Indígena Xokleng/Laklãnõ: Educação Escolar Indígena e Tecnologias na Escola. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) – Universidade Federal de Santa Catarina-SC, Florianópolis, 2020.

MUNDURUKU, Daniel. Kabá Darebu. . Ilustrações de Marie-Thèresé Kowalczyk. São

Paulo: Brinque-Book, 2002.

SIMM, Verônica; BONIN, Iara Tatiana. Imagens da vida indígena: uma análise de ilustrações em livros de literatura infantil contemporânea. Revista Historiador, n. 4, Ano 4, dez. 2011. Disponível em: http://www.historialivre.com/revistahistoriador. Acesso em: 07 ago. 2023.

SMIT, Johanna W. A representação da imagem. Informare, Rio de Janeiro, v. 2, n.2, p. 28-36, jul./dez. 1996.

TASSINARI, Antonella. Concepções indígenas de infância no Brasil. Tellus, ano 7, n. 13, p. 11-25, out. 2007.

YAMÃ, Yaguarê. Contos da Floresta. Editora Peirópolis, 2012.

Downloads

Publicado

03/10/2025

Como Citar

LEITE, F. F.; ALBUQUERQUE, F. E.; MATEUS, A. M. L. Representações temáticas e discursos ideológicos nas capas dos livros indígenas infantis: Thematic Representations and Ideological Discourses in Indigenous Children’s Book Covers. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8785. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)