Representações temáticas e discursos ideológicos nas capas dos livros indígenas infantis
Thematic Representations and Ideological Discourses in Indigenous Children's Book Covers
Resumo
As capas dos livros infantis desempenham um papel de relevância central na composição narrativa. A interpretação de um texto é uma experiência pessoal e individual, moldada pelas condições sociais, culturais, históricas, afetivas e ideológicas. Este estudo tem como objetivo analisar e discutir as representações temáticas e inferências ideológicas nas imagens das capas de livros infantis. Foram selecionados os livros: “Tulu, em Busca de um Lugar para viver”, “Contos da Floresta” e “Kabá Darebu”. As capas foram analisadas e discutidas a partir dos pressupostos da Representação Temática e da Análise de Discurso. A partir da capa de um livro, pode-se constatar diferentes significados nos discursos. As exigências das editoras por adequações ao mercado influenciam o processo criativo e as condições da produção. Mesmo assim, os processos ideológicos se manifestam linguisticamente.
Palavras-chave: Capa de livros; Representação Temática; Análise de Discurso.
Abstract
The covers of children's books play a central role in narrative composition. The interpretation of a text is a personal and individual experience shaped by social, cultural, historical, emotional, and ideological conditions. This study aims to analyze and discuss thematic representations and ideological inferences in the images on the covers of children's books. The selected books for analysis are "Tulu, in Search of a Place to Live," "Tales from the Forest," and "Kabá Darebu." The covers were examined and discussed based on the assumptions of Thematic Representation and Discourse Analysis. From a book cover, different meanings in discourses can be observed. Publisher demands for market suitability influence the creative process and production conditions. Nevertheless, ideological processes are linguistically manifested.
Keywords: Book covers; Thematic Representation; Discourse Analysis.
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