HABILIDADES SOCIAIS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: INTERVENÇÃO EM GRUPO SOCIAL
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9659Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil, Repertório Social, Intervenção ComportamentalResumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é conceituado como déficits na comunicação e interação social em múltiplos contextos, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e/ou atividades que se mostram persistentes na vida dos indivíduos. As habilidades sociais são um conjunto de comportamentos necessários para a convivência entre os indivíduos e sua comunidade, e geralmente apresentam-se como deficitárias no repertório de pessoas diagnosticadas no TEA. A fim de contribuir com a literatura acerca do desenvolvimento de habilidades sociais no contexto do TEA, este trabalho tem como objetivo apresentar e comparar padrões comportamentais antes e após o treino em um grupo social. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva. Participaram do estudo crianças entre 4 e 12 anos de idade, que participaram de intervenção grupal em um espaço terapêutico. A análise dos dados foi realizada por meio de estatísticas descritivas e pelo teste não-paramétrico de Wilcoxon. Os resultados indicaram que os cuidadores relataram queixas comportamentais diversificadas relacionadas sobretudo a categorias de autorregulação e brincar social. Além disso, foi possível identificar que a partir de um ano de intervenção em sessões de grupo, houve ganhos de habilidades no repertório das crianças. Destaca-se a importância de intervenções nas habilidades sociais para pessoas no TEA e o treino de cuidadores para estratégias de generalização e manutenção das habilidades adquiridas na intervenção em ambiente clínico.
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