HABILIDADES SOCIAIS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: INTERVENÇÃO EM GRUPO SOCIAL

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9659

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Repertório Social, Intervenção Comportamental

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é conceituado como déficits na comunicação e interação social em múltiplos contextos, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e/ou atividades que se mostram persistentes na vida dos indivíduos. As habilidades sociais são um conjunto de comportamentos necessários para a convivência entre os indivíduos e sua comunidade, e geralmente apresentam-se como deficitárias no repertório de pessoas diagnosticadas no TEA. A fim de contribuir com a literatura acerca do desenvolvimento de habilidades sociais no contexto do TEA, este trabalho tem como objetivo apresentar e comparar padrões comportamentais antes e após o treino em um grupo social. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva. Participaram do estudo crianças entre 4 e 12 anos de idade, que participaram de intervenção grupal em um espaço terapêutico. A análise dos dados foi realizada por meio de estatísticas descritivas e pelo teste não-paramétrico de Wilcoxon. Os resultados indicaram que os cuidadores relataram queixas comportamentais diversificadas relacionadas sobretudo a categorias de autorregulação e brincar social. Além disso, foi possível identificar que a partir de um ano de intervenção em sessões de grupo, houve ganhos de habilidades no repertório das crianças. Destaca-se a importância de intervenções nas habilidades sociais para pessoas no TEA e o treino de cuidadores para estratégias de generalização e manutenção das habilidades adquiridas na intervenção em ambiente clínico.

Biografia do Autor

Carolina Moraes Dourado, Faculdade Censupeg

Doutora e mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA), graduada em psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Professora do curso de Pós-graduação em Análise do Comportamento (ABA) Aplicada para o Transtorno do Espectro Autista (CENSUPEG).

Elson Ferreira Costa, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Mestre e doutor em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA), especialista em Transtorno do Espectro Autista (UEPA) e em Saúde Infanto-juvenil (UNIBF), graduado em Terapia Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional (PPGREAB) e do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Amira Consuêlo de Melo Figueiras, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutora em Pediatria e Ciências Aplicadas À Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), mestre em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e especialização em desenvolvimento infantil pela Universidade Estadual do Pará (UEPA) . Atualmente é professora adjunto III da Universidade Federal do Pará (UEPA).

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Publicado

20/12/2024
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Como Citar

MORAES DOURADO, C.; FERREIRA COSTA, E.; CONSUÊLO DE MELO FIGUEIRAS, A. HABILIDADES SOCIAIS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: INTERVENÇÃO EM GRUPO SOCIAL. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 4, p. 1–17, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9659. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9659. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Transtorno do Espectro Autista (TEA)