Jogo didático: a utilização do Wordwall® como abordagem metodológica para contribuição no processo de ensino aprendizagem

Didactic game: the use of Wordwall® as a methodological approach to contribute to the teaching-learning process

Autores

Resumo

Resumo

Percebe-se que a forma como as aulas são transmitidas ainda segue muito o modo habitual, onde o professor usa poucos recursos para transmitir o conhecimento. Dessa maneira é necessário inserir algo diferente na rotina dos alunos. Os jogos didáticos são ferramentas que auxiliam no processo de ensino, assim o presente estudo tem como objetivo analisar a utilização de um jogo didático elaborado no Wordwall®, para ministrar conteúdos de Biologia com alunos de duas turmas de 3º ano, em uma Escola de Ensino Médio do município de Beberibe- CE. Trata-se de uma pesquisa participante, com abordagem quali-quantitativa. Para obter os dados 21 alunos participaram de um quiz online, e em seguida expressaram suas opiniões sobre a metodologia por meio de um questionário aplicado pelo Google Forms®, onde observou-se que essa ferramenta traz diversos benefícios quando inserida no ambiente escolar.

Palavras-chave: Jogos didáticos; Ensino; Metodologias.

Abstract

It is noticed that the way classes are transmitted still follows the traditional way, where the teacher uses few resources to transmit knowledge. Thus, it is necessary to insert something different in the students' routine. Didactic games are tools that help in the teaching process, so this study aims to analyze the use of a didactic game to teach Biology content to students from two 3rd year classes, in a High School in the municipality of Beberibe - CE. It is a descriptive exploratory research, with a qualitative and quantitative approach. To obtain the data, 21 students participated in an online quiz, and then expressed their opinions about the methodology through a questionnaire applied by Google Forms®, where it was observed that this tool brings several benefits when inserted in the school environment.

Key words: Educational games; Teaching; Methodologys.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brena de Araújo Loiola, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Professora dos ensinos fundamental e médio da rede pública dos municípios de Fortim/CE e Beberibe/CE.

E- mail: brena.araujo@aluno.uece.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4584-1861

Charles Ielpo Mourão, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (UECE), professor do Curso de Ciências Biológicas (UECE), nas modalidades presencial e à distância.

E-mail: charles.ielpo@uece.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3793-9911

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 7491
  • pdf downloads: 1040

Como Citar

DE ARAÚJO LOIOLA, B.; IELPO MOURÃO, C. Jogo didático: a utilização do Wordwall® como abordagem metodológica para contribuição no processo de ensino aprendizagem: Didactic game: the use of Wordwall® as a methodological approach to contribute to the teaching-learning process. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4080. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)