Relações raciais e suas interfaces com o ensino na EJA

Racial relations and their interfaces with teaching at EJA

Autores

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as relações raciais e suas interfaces com o ensino na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória do tipo bibliográfica. Os dados foram analisados tendo como fundamentação teórica a Análise Dialógica do Discurso, desenvolvida a partir do trabalho de Bakhtin (2003). Os resultados da pesquisa revelam que nas relações raciais e suas interfaces com o ensino na EJA há uma complexidade de relações geradas e tecidas sob grande tensão, o que é próprio de uma sociedade polarizada entre exploradores e explorados. Além disso, observou-se que os processos de reprodução do racismo e do preconceito são um fenômeno econômico, social e cultural que acomete as pessoas de forma individual ou coletiva e que prejudica em sua grande massa, a população negra.

Palavras-chave: EJA; Relações Raciais; Ensino; PNE (2014-2024).

  

Abstract

This article aims to analyze racial relations and their interfaces with teaching in Youth and Adult Education (EJA) in Brazil. This is an exploratory qualitative bibliographical research. The data were analyzed using Dialogical Discourse Analysis as a theoretical basis, developed based on the work of Bakhtin (2003). The research results reveal that in racial relations and their interfaces with teaching at EJA there is a complexity of relationships generated and woven under great tension, which is typical of a society polarized between exploiters and exploited. Furthermore, it was observed that the processes of reproduction of racism and prejudice are an economic, social and cultural phenomenon that affects people individually or collectively and that harms the large mass of the black population.

Keywords: EJA; Race Relations; Teaching; PNE (2014-2024).

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Biografia do Autor

Antônio Eugênio Furtado Corrêa, Universidade Federal do Amapá

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá-AP, Brasil. Professor do Governo do Estado do Amapá (SEED). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática, Cultura e Relações Étnico-Raciais (GEPECRER). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq).

Eugenia da Luz Silva Foster, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Fluminense (UFF), Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Professora Associada da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá-AP, Brasil. Atual no Mestrado e Doutorado em Educação (PPGED/UNIFAP) e no Doutorado em Educação da Amazônia (EDUCANORTE). Líder e fundadora do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq).

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade do Estado do Amapá

Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Professor no Mestrado Profissional em Matemática da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Líder e fundador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática, Cultura e Relações Étnico-Raciais (GEPECRER). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)/Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (FAPEAP).

 

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Publicado

18/10/2025

Como Citar

CORRÊA, A. E. F.; FOSTER, E. da L. S.; CUSTÓDIO, E. S. Relações raciais e suas interfaces com o ensino na EJA: Racial relations and their interfaces with teaching at EJA. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10489. Acesso em: 5 dez. 2025.