Avaliação educacional: um olhar sobre as pessoas com deficiência visual no âmbito escolar

Educational evaluation: a look at people with visual deficiency at school

Autores

Resumo

O presente artigo objetiva refletir sobre os principais fatores que interferem na avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência visual, inseridos em sala de aula de ensino regular. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental, etnográfica e etnometodológica de cunho qualitativa, além de observação participante. A pesquisa foi realizada numa escola pública estadual localizada no município de Santana-AP, com seis alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. Os dados revelam ausência de qualificação profissional e despreparo de educadores atuantes em turmas de ensino regular e que têm alunos com deficiência. Além disso, percebemos um certo desconhecimento por parte de alguns desses profissionais quanto às leis direcionadas para esses alunos, falta de sensibilidade no tratamento, entre outras questões de cunho pedagógico para o bom desempenho dos trabalhos em sala de aula.

Palavras-chave: Avaliação Educacional; Escola Inclusiva; Deficiência Visual. Santana-AP.

 

Abstract

The present article aims to reflect on the main factors that interfere in the evaluation of the learning of students with visual impairment, inserted in a regular teaching classroom. This is a qualitative bibliographical, documental, ethnographic and ethnomethodological research, in addition to participant observation. The research was carried out in a state public school located in the municipality of Santana-AP, with six students from the 6th to the 9th grade of elementary school. Data reveal lack of professional qualification and unpreparedness of educators who work in regular education classes and who have students with disabilities. In addition, we noticed a certain lack of knowledge on the part of some of these professionals regarding the laws directed at these students, lack of sensitivity in the treatment, among other pedagogical issues for the good performance of work in the classroom.

Keywords: Educational Evaluation; Inclusive School; Visual Impairment. Santana-AP.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá. Pedagogo, Matemático e Teólogo. Professor Coorientador no Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA), Associação Plena em Rede-Educanorte – Polo Belém-PA. Professor da Rede Pública Estadual do Governo do Estado do Amapá desde 2006. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). E-mail: elivaldo.pa@hotmail.com. Orcid:  http://orcid.org/0000-0002-2947-5347

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 78
  • pdf downloads: 82

Como Citar

CUSTÓDIO, E. S. Avaliação educacional: um olhar sobre as pessoas com deficiência visual no âmbito escolar: Educational evaluation: a look at people with visual deficiency at school. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5706. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos