Educação e aldeamento no período jesuítico (1549-1759): catequese, dominação e mercantilismo

Educación y reducción en el periodo jesuita (1549-1759): catequesis, dominación y mercantilismo

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Abstract

Apresentamos uma análise da ação dos jesuítas no contexto do Brasil colonial examinando como a catequese foi usada como instrumento de dominação dos indígenas ao promover sua transformação em mão de obra e em coletores de produtos da floresta que interessavam ao comércio europeu ao tempo em que expandia a cultura europeia cristã. Consequentemente, a educação levada aos indígenas desestruturou um modo de falar, ser, viver, sentir e pensar secularmente constituído e fortaleceu o mercantilismo da metrópole. Iniciamos o texto apresentando os jesuítas e a catequese. Na sequência examinamos motivos econômicos subjacentes à catequese. Por fim, analisamos contrapontos propostos por historiadores que procuram exaltar o trabalho dos Jesuítas de modo a expressá-lo favorável à ordem dominante. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada no âmbito de nosso doutoramento financiado pela CAPES.

Palavras-chave:  Jesuítas; Catequese; Dominação.

 

Resumen

Presentamos un análisis de la acción de los jesuitas en el contexto del Brasil colonial, examinando cómo la catequesis fue utilizada como instrumento de dominación de los pueblos indígenas, promoviendo su transformación en trabajadores y recolectores de productos forestales que eran de interés para el comercio europeo en el momento en que expandía la cultura cristiana europea. En consecuencia, la educación impartida a los indígenas trastocó una forma secularmente constituida de hablar, ser, vivir, sentir y pensar. Comenzamos el texto presentando a los jesuitas y la catequesis. A continuación, examinamos las razones económicas que subyacen a la catequesis. Finalmente, analizamos los contrapuntos propuestos por historiadores que buscan ensalzar la obra de los jesuitas para expresarla a favor del orden dominante. Esta es una investigación bibliográfica realizada como parte de nuestro doctorado financiado por CAPES.

Palabras clave: Jesuitas; Catequesis; Dominación.

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Author Biography

Gilberto Cesar Lopes Rodrigues, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professor Associado no Programa de Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Doutor em Educação na área de concentração "Filosofia e História da Educação" da Faculdade de Educação da /UNICAMP. Mestre em Filosofia na área de concentração Filosofia da Mente, Epistemologia e Lógica" do Programa de Pós-graduação da UNESP-Marília. Licenciado em Filosofia na Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP-Marília. Lider do Grupo de Pesquisa CNPq/UFOPA "Indigenismo, Sociedades e Educação na Amazônia – ISSEAM".

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Published

03/10/2025

How to Cite

RODRIGUES, G. C. L. Educação e aldeamento no período jesuítico (1549-1759): catequese, dominação e mercantilismo: Educación y reducción en el periodo jesuita (1549-1759): catequesis, dominación y mercantilismo. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10248. Acesso em: 7 dec. 2025.