As publicações acerca do esgotamento profissional docente na base de dados Eric: uma revisão integrativa

Publications on teacher burnout in the Eric database: an integrative review

Authors

Abstract

A pesquisa trata do esgotamento profissional asseverado pela precarização do trabalho do docente no período pandêmico e pós-pandêmico. Objetivou-se sistematizar as principais evidências acerca do esgotamento dos professores na interface com a precarização do trabalho docente apontadas pela literatura científica dos últimos cinco anos completos (2019-2023). Realizou-se uma pesquisa do tipo revisão integrativa, que considerou a literatura publicada em acesso aberto no Eric, organizada no protocolo Prisma, processada no Iramuteq e discutida analiticamente. Emergiram quatro categorias dos 43 artigos que resultaram da busca sistemática, que evidenciaram o ensino remoto emergencial refletindo negativamente na saúde dos professores, asseverando a relevância da implementação das estratégias preventivas e de tratamento do burnout

Palavras-chave: Burnout; Adoecimento docente; Covid-19.

 

Abstract

The research deals with professional burnout caused by the precariousness of teachers' work in the pandemic and post-pandemic periods. The aim was to systematize the main evidence about teacher burnout at the interface with the precariousness of teaching work pointed out in the scientific literature of the last five full years (2019-2023). An integrative review was carried out which considered the literature published in open access in Eric, organized in the Prisma protocol, processed in Iramuteq and discussed analytically. Four categories emerged from the 43 articles that resulted from systematic search, which showed that emergency remote teaching has a negative impact on teachers' health, emphasizing the importance of implementing preventive and treatment strategies for burnout.

Keywords: Burnout; Teacher illness; Covid-19.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pela Universidad de Cádiz - Espanha. Professora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades (Pemo). Editora da revista Educação & Formação e da revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades. Pesquisadora produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Vanusa Nascimento Sabino Neves, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestra em Gestão de Organizações Aprendentes pela UFPB, especialista em Enfermagem Pediátrica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Linhas de Cuidados em Enfermagem Saúde Materno, Neonatal e do Lactente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), licenciada e graduada em Enfermagem pela UFPB e graduada em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Enfermeira da Universidade Federal da Paraíba e enfermeira do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho.

Maria Aparecida Alves da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutora e mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto de Ensino Superior São Judas Tadeu (ISESJT) e graduada em licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Pesquisadora no Grupo de Estudos Práticas e Pesquisas Memória o Oralidade (PEMO) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE.

References

AL-SHOQRAN, Rami I. et al. The level of job burnout among the faculty members of the private Jordanian universities in Jordan and the effect of gender and experience variables on it. International Education Studies, [S.l.], v. 14, n. 4, p. 83-92, 2021. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1291625. Acesso em: 6 jun. 2024.

BAKKER, Arnold B. The work-related flow inventory: Construction and initial validation of the WOLF. Journal of Vocational Behavior, [S.l.], v. 72, n. 3, p. 400-414, 2008. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0001879107001236?via%3Dihub. Acesso em: 9 jun. 2024.

BARRETO, Maynara Fernanda Carvalho et al. Workaholism and burnout among stricto sensu graduate professors. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 56, n 48, 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2022056003883.

BARROSO, Felipe dos Reis et al. Ensino remoto emergencial em Fortaleza (CE): desempenho e ambiente de estudos de alunos do nível médio. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, Fortaleza, v. 5, e11566, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11566. Acesso em: 7 jun. 2024.

BERNSTEIN, Colleen; BATCHELOR, Toni Paige. Qualitative exploration of workplace demands, resources and bullying among teachers in South African schools: Implications for individual and organisational well-being. South African Journal of Education, [S.l.], v. 42, n. 2, p. 1-9, 2022. Disponível em: https://www.ajol.info/index.php/saje/article/view/238036. Acesso em: 02 jun. 2024.

BRANDENBURG, Cristine. et al. Cartilha educação e saúde no combate a pandemia da (Covid-19). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 1-35, 2020.

ÇAM, Zekeriya. Validation of the Turkish version of Work-Related Flow Inventory e (Wolf) and its relationship with burnout and job satisfaction. International Online Journal of Education and Teaching, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 505-524, 2021. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1286435. Acesso em: 7 jun. 2024.

CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. Tutorial para uso do software [de análise textual] Iramuteq. [S.l.]: Iramuteq, [2018].

CARDOSO, Hugo Ferrari et al. Síndrome de burnout: análise da literatura nacional entre 2006 e 2015. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, Brasília, DF, v. 17, n. 2, p. 121-128, 2017. DOI: https://doi.org/10.17652/rpot/2017.2.12796.

CARJUZAA, Jioanna; WILLIAMS, Kayce. Navigating through Turbulent Times: US secondary teachers share their experiences as online learners during the Covid-19 pandemic and the implications for their teaching practice. International Journal of Modern Education Studies, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 245-279, 2021. Disponível em: https://dergipark.org.tr/en/pub/ijonmes/issue/67823/1051995. Acesso em: 5 jun. 2024.

ERDAG, Gülsen; TAVIL, Zekiye Müge. The burnout levels of EFL teachers at primary schools, and their coping strategies. International Journal of Curriculum and Instruction, [S.l.], v. 13, n. 2, p. 1063-1073, 2021. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1292328. Acesso em: 7 jun. 2024.

ERIC. Educational Resources Information Center. Disponível em: https://eric.ed.gov/?faq-content. Acesso em: 2 mai. 2024.

ERTÜRK, Ramazan. Conflict in schools: A qualitative study. Participatory Educational Research, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 251-270, 2022. DOI: https://doi.org/10.17275/per.22.14.9.1.

FERREIRA, Elizabete Cazzolato; PEZUK, Julia Alejandra. Síndrome de Burn-out: um olhar para o esgotamento profissional do docente universitário. Avaliação, Campinas, v. 26, n. 2, p. 483-482, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/tyRLWxv9pLPf6RcBFxqmgDk/?lang=pt. Acesso em: 2 mai. 2024.

FIALHO, Lia Machado Fiuza; NEVES, Vanusa Nascimento Sabino. Professores em meio ao ensino remoto emergencial: repercussões do isolamento social na educação formal. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. contínuo, e260256, p. 1-23, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204835. Acesso em: 5 out. 2023.

GARCIA, Rafael Vilas Boas et al. Ensino remoto emergencial: práticas educacionais e percepções docentes. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 48, e124612, p. 1-24, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/G8Gjnrrm4Ry4Mp35BJk7yQb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 mai. 2024.

HABIB, Hadiya. Organizational Commitment among Secondary School teachers in relation to job burnout. Shanlax International Journal of Education, [S.l.], v. 8, n. 3, p. 72-76, 2020. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1256006. Acesso em: 7 jun. 2024.

HOGAN, Jarrod P.; WHITE, Peta. A self-study exploration of early career teacher burnout and the adaptive strategies of experienced teachers. Australian Journal of Teacher Education, [S.l.], v. 46, n. 5, p. 18-39, 2021. Disponível em: https://search.informit.org/doi/10.3316/informit.051011407741269. Acesso em: 8 jun. 2024.

HOSSAIN, Saira; SULTANA, Nazmin. Burnout in Secondary School Teachers: The Contribution of the Work Environment. International Journal of Psychology and Educational Studies, [S.l.], v. 9, n. 4, p. 1368-1376, 2022. Disponível em: https://ijpes.com/index.php/ijpes/article/view/755. Acesso em: 7 jun. 2024.

İNANDI, Yusuf; BÜYÜKÖZKAN, Ayşe Sezin. The relationship between mobbing, alienation and burnout among teachers in Mersin, Turkey. South African Journal of Education, [S.l.], v. 42, n. 1, p. 1-12, 2022. Disponível em: https://journals.co.za/doi/abs/10.15700/saje.v42n1a1990. Acesso em: 8 jun. 2024.

KAYA, Metin; SELVITOPU, Abdullah. A meta-analysis of the effects of some factors on teachers' classroom management skills. International Journal of Contemporary Educational Research, [S.l.], v. 6, n. 2, p. 409-425, 2019. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1239434. Acesso em: 5 jun. 2024.

KROUPIS, Ilias; KOULI, Olga; KOURTESSIS, Thomas. Physical education teacher's job satisfaction and burnout levels in relation to school's sport facilities.

International Journal of Instruction, [S.l.], v. 12, n. 4, p. 579-592, 2019. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1230085. Acesso em: 8 jun. 2024.

MASLACH, Cristina; JACKSON, Susan E. The measurement of experienced burnout. Journal of Occupational Behavior, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 99-113, 1981. DOI: https://doi.org/10.1002/job.4030020205.

MILJENOVIC, Sladana. Work related burnout and classroom management style of primary school teachers. NORDSCI, 2022. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED625675. Acesso em: 2 jun. 2024.

NANG, Abdul Fattah Mat; MAAT, Siti Mistima; MAHMUD, Muhammad Sofwan. Teacher technostress and coping mechanisms during Covid-19 pandemic: A systematic review. Pegem Journal of Education and Instruction, [S.l.], v. 12, n. 2, p. 200-212, 2022. Disponível em: https://www.pegegog.net/index.php/pegegog/article/view/1538. Acesso em: 6 jun. 2024.

NEVES, Vanusa Nascimento Sabino et al. Utilização de lives como ferramenta de educação em saúde durante a pandemia pela Covid-19. Educação & Sociedade, Campinas, v. 42, e240176, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.240176. Acesso em: 17 nov. 2024.

NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; FIALHO, Lia Machado Fiuza; MACHADO, Charliton José dos Santos. Trabalho docente no Brasil durante a pandemia da Covid-19. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 25, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/23128. Acesso em: 10 set. 2023.

NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; MACHADO, Charliton José dos Santos; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Competencias digitales docentes para la educación a distancia en tiempos de aislamiento social derivado de la Covid-19. Hachetetepé, Cádiz, n. 24, p. 1-16, 2022. DOI: https://doi.org/10.25267/Hachetetepe.2022.i24.1106.

NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; VALDEGIL, Daniel de Assis; SABINO, Raquel do Nascimento. Ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19 no Brasil: estado da arte. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5271. Acesso em: 5 out. 2023.

PAGE, Matthew J. et al. A declaração PRISMA 2020: diretriz atualizada para relatar revisões sistemáticas. Revista Panamericana de Salud Pública, Washington, v. 46, e112, 2023. DOI: 10.26633/RPSP.2022.112. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/rpsp/2022.v46/e112/pt/#. Acesso em: 1 jun. 2024.

RAMOS, Daniela Karine et al. Professores na pandemia: fatores e condições associados à Síndrome de Burnout. Pro-Posições, Campinas, v. 34, e20210100, p. 1-33, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/TzVN5KzbW4vqPG5Hq8ksFTL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 mai. 2024.

ROOHANI, Ali; DAYERI, Khadijeh. On the relationship between Iranian EFL Teachers' Burnout and Motivation: A mixed methods study. Iranian Journal of Language Teaching Research, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 77-99, 2019. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1201788. Acesso em: 8 jun. 2024.

SALVIATI, Maria Elisabeth. Manual do Aplicativo Iramuteq (versão 0.7 Alpha 2 e R Versão 3.2.3). Compilado, organização e notas de Maria Elisabeth Salviati. Brasília, DF: Planaltina, 2017.

SANTOS, Isabela Teodoro dos et al. Síndrome de Burnout em professores durante a pandemia da COVID-19. Revista Psicologia em Pesquisa, Juiz de Fora, v. 17, n. 2, p. 1-24, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/35535. Acesso em: 9 jun. 2024.

STONE, Patricia W. Popping the (Pico) question in research and evidence-based practice. Applied Nursing Research, [S.l.], n. 3, p. 197-198, 2002. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0897189702000101?via%3Dihub. Acesso em: 1 maio 2024.

TASÇIOGLU, Ramazan; KOCAEKSI, Serdar; BALYAN, Melih. Work-Related behaviors and experience patterns of physical education teachers according to the individually burnout factors. Journal of Educational Issues, [S.l.], v. 6, n. 2, p. 374-387, 2020. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1280877. Acesso em: 8 jun. 2024.

TREVISAN RÓDIO, Karen Rayany et al. Revisão sistemática internacional sobre agravos à saúde mental de professores. Avances en Psicología Latinoamericana, v. 40, n. 1, p. 1-15, 2022. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1428002. Acesso em: 17 nov. 2024.

UNESCO. Desafios da carreira docente: professores no centro das respostas à educação. 14 out. 2021.

UNESCO. Educação: Unesco pede uma “mobilização global”. 30 jun. 2022.

YILDIZLI, Hülya. Structural relationships among teachers' goal orientations for teaching, self-efficacy, burnout, and attitudes towards teaching. Journal on Efficiency and Responsibility in Education and Science, [S.l.], v. 12, n. 4, p. 111-125, 2019. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1238305. Acesso em: 6 jun. 2024.

ZHOLCHIEVA, Ainuru; SHAKIROV, Eldiiar. Professional Burnout of Teachers at Higher Educational Institutions. NORDSCI, 2021. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED625539. Acesso em: 2 jun. 2024.

Published

12/11/2025

How to Cite

FIALHO, L. M. F.; NEVES, V. N. S.; COSTA, M. A. A. da. As publicações acerca do esgotamento profissional docente na base de dados Eric: uma revisão integrativa : Publications on teacher burnout in the Eric database: an integrative review . Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10102. Acesso em: 7 dec. 2025.